sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Falar e ouvir corretamente


6ª feira – V semana comum

 

Imediatamente se abriram os ouvidos do homem,

soltou-se-lhe a prisão da língua

e começou a falar corretamente…

Dos sermões do Santo Cura de Ars (1786-1859):

Que desejável seria, meus irmãos, que se pudesse dizer de cada um de nós o que o Evangelho diz do mudo que Jesus curou: que ele falava bem. Infelizmente, meus irmãos, não poderemos, pelo contrário, ser censurados por falarmos quase sempre mal, sobretudo quando falamos do nosso próximo?

De facto, qual é o comportamento da maior parte dos cristãos de hoje? É criticar, censurar, denegrir, condenar o que o próximo faz e diz; este é o mais comum de todos os vícios, o mais universalmente difundido, e talvez o pior de todos. É um vício que nunca é demais detestar, um vício que tem as consequências mais desastrosas, que traz problemas e desolação por todo o lado.

Quantos males seriam banidos da terra se fosse possível banir os mexericos!

E digo mais: o mal não é só caluniar e difamar, mas também ouvir com prazer a calúnia e a difamação; porque se ninguém ouvisse, não haveria caluniadores. Digamos muitas vezes: Meu Deus, dai-me a graça de falar corretamente, de falar bem. Que eu aprenda a usar a minha língua para rezar a Deus, pedindo o perdão dos meus pecados, cantando os louvores de Deus e ajudando os meus irmãos.

 

Mensagens alternativas:

1ª – A língua do mudo vale mais que a do maldizente. Uma é inofensiva, outra é terrível: e quem há tão privilegiado que se considere seguro de ser respeitado por Ela? (provérbio árabe).

2ª – Os homens sábios falam porque têm alguma coisa para dizer;

os néscios falam porque têm que dizer alguma coisa. (Platão)

3ª – Quem contigo fala mal dos outros

com os outros fala mal de ti.

 

Ver também:

Querer ouvir

 

Sem comentários: