segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

O próximo mais próximo


2ª feira – I semana da quaresma

Em geral nós identificamos Jesus como o Bom Samaritano.
Hoje Ele identifica-se como o próximo que é socorrido.

Do Evangelho

O que fizestes ao próximo, a mim o fizestes.

- Entrai benditos de meu pai porque estava ferido na estrada e levastes-me ao hospital.

- Entrai benditos de meu pai porque estava sem dinheiro e fizestes-me um empréstimo sem juros.

- Entrai benditos de meu pai porque fizestes muitas consultas médicas grátis.

- Entrai benditos de meu pai porque estava sem casa e acolhestes-me na tua casa por alguns dias até arranjar alojamento.

- Vinde benditos de meu pai porque sentia-me abandonado e desprezado por todos e tu ao passares por mim sorristes-me.

 

Da 1ª leitura

Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Mar é fazer aquilo que o trecho do evangelho de hoje nos diz.

E quem é o próximo?

Em geral identificamos os nossos vizinhos, colegas de trabalho, amigos ou desconhecidos, mas necessitados de alguma ajuda nossa.

E quem são os próximos mais próximos?

São os nossos familiares, quem está da porta para dentro na nossa casa – o marido, a esposa, os filhos e demais familiares chegados. Estes são o nosso próximo mais próximo a quem devemos amar como a nós mesmos, e precisamente amar a começar por aqui.

É talvez fácil dar uma esmola a quem nos aborda na rua, perdoar um deslise ou sorrir ou agradecer a um desconhecido. Mas a quem está sempre connosco, devido ao desgaste ou cansaço, parece que não somos tão generosos em desculpar, agradecer ou ajudar gratuitamente.

É preciso amar o nosso próximo mais próximo que é a nossa família. Se não a amamos fazemos as obras de misericórdia à nossa família, com que sinceridade faremos aos demais?

 

À margem:

Jesus continua hoje a ter fome, a ter sede. Continua a ser preso, a padecer no corpo… E continua a ser esquecido.

Quem ama o próximo ama a Deus e quem ama a Deus ama o próximo.

“Quem sente a bondade de Deus também sente a desgraça do próximo. Mas quem não sente a bondade de Deus também não sente a desgraça do homem” – assim pregava Lutero. E nós podemos reverter dizendo – Quem não sente a desgraça do homem não sente a bondade de Deus.

Jesus é o próximo mais próximo.

 

Ver também.

Porque tive fome

 

Sem comentários: