sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Sobre a Transfiguração

 

Monte Tabor 

Festa da Transfiguração do Senhor

 

 - Carta de São João Evangelista a Lídia - 

 

Caríssima Lídia.

Pedes-me que te conte o que vimos naquele dia na montanha do Tabor. Vou pois, partilhar qual foi a minha experiência pessoal.

Estou velho, mas há muitas coisas que me lembro como se fosse hoje. Não esqueci nem o dia, a hora, as palavras, as pessoas e todos os pormenores como se tudo isso tivesse ficado gravado como pintura dentro do meu peito. Basta por isso consultar o meu coração.

Já ouviste narrar o que aconteceu naquele dia, quem acompanhou Jesus, quem encontrámos, o que vimos, o que ouvimos, o que dissemos.

Hoje, para ti, vou apenas expressar, com toda a sinceridade o que pessoalmente senti nessa circunstância.

Era manhã cedo.

Subimos, nós os três discípulos, com Jesus, em silêncio.

No meu interior pairava um sentimento de angústia. Jesus tinha dito há bem pouco tempo, por três vezes, que tinha de subir ao monte da dor, ser morto e ressuscitar. Seria naquele monte? Ao subir o Tabor parecia-me ir a caminho da morte de Jesus.

Ao chegar lá em cima, quando nos sentámos para recuperar as forças e regularizar o fôlego e rezar um pouco, uma luz forte nos envolveu a todos.

Essa luz vinha de Jesus, rodeado, como já ouviste contar, de Moisés e Elias.

Pensei logo que não me tinha enganado na subida, ao pensar que ia a caminho do Céu. Afinal, não tinha vindo em direção à morte de Jesus, mas à minha própria morte. Sim, pensei que eu tinha morrido e que já estava na glória eterna de Deus.

Ouvi Pedro dizer – que bom estarmos aqui – e conclui que também ele tinha morrido. Que bom estarmos no paraíso.

Ouvi depois uma outra voz: Este é o meu Filho muito amado, escutai-O.

Não havia dúvidas, era a voz de Deus Pai que confirmava que eu tinha morrido e que estava no Céu.

Nisto ouvi a voz de Jesus, voz que conhecia bem, voz de mestre, de amigo e de companheiro: Não tenhais medo!

Então voltei ao normal.

Tinha ido ao céu e voltara… ou melhor, não fui eu a ir à glória do Céu, foi a glória do Céu que veio até mim.

Foi esta a minha experiência.

A partir daí, sempre que me aproximava de Jesus tinha a sensação de me aproximar do Paraíso, da Glória do Céu.

Quis partilhar estas coisas para que tu também possas sentir o mesmo.

Estar com Jesus é estar no Céu, é deixar que a Glória divina esteja connosco já nesta terra, aqui e agora.

Para mim, a transfiguração de Jesus consistiu na minha subida até ao Céu ou a descida do Céu até mim.

Tu também podes experimentar o mesmo se fizeres companhia a Jesus ou se te deixares acompanhar por Ele.

A paz esteja contigo.

Ver também:

Para, escuta e olha

Os montes de Deus

Escutar, seguir e compreender

Escutar em vez de ver

Símbolos da Transfiguração

Transfiguração

Testemunhas do Tabor

Acampar no Tabor

Transfigurar-se

Ser transfigurado

Sacrificar, testemunhar e transfigurar

Escutar o Senhor

Está nos olhos

 

Sem comentários: