domingo, 29 de agosto de 2021

Não ter inveja


Ano B – XXIII domingo comum

Não ter inveja.
É este o tema da liturgia da palavra deste domingo.

De certeza?

Sim.

Inveja é um sentimento de pena e de tristeza pelos outros serem ou terem mais ou melhor que nós.

 

Não ter inveja do povo israelita

Na primeira leitura – não ter inveja do povo israelita porque se diziam que não havia povo que tivesse Deus tão perto de si, nós vamos mais longe. Não tenhamos inveja deles porque o nosso Deus está mais que perto de nós. Nós temos Deus dentro de Nós, através da Eucaristia.

 

Não ter inveja do santuário

No Salmo valorizamos o Santuário, o Templo de Jerusalém, lugar mais sagrado – Senhor, quem entrará no santuário para vos louvar?!

Não tenhamos inveja do santuário sagrado porque nós é que somos esse santuário que recebe a Deus. Os israelitas entravam no santuário de Deus. Deus entra no nosso santuário. Isto é muito melhor. Não tenhamos inveja deles.

 

Não ter inveja das paredes

Na segunda leitura São Tiago recomendava que ninguém fosse apenas ouvinte, mas cumpridor da palavra. Eu olho para as paredes. Dizem que têm ouvidos. Elas ouviram tantos sermões antes de nós. Ouvem hoje tantas admoestações como nós. E depois da nossa passagem elas continuarão a ouvir a Palavra de Deus por séculos. Mas não tenhamos inveja das paredes, porque se elas têm ouvidos, nós temos mais. Nós temos ouvidos e coração. O que interessa é ouvir com o coração, amar e viver a Palavra.

 

Não ter inveja da boa apresentação

No trecho do Evangelho Jesus adverte que não basta apresentar-se bem, cumprir exteriormente, lavar o exterior. O mais importante está dentro de nós. É por isso que não podemos ter inveja das pessoas que se apresentam bem. É que nós podemos ultrapassá-las, apresentando-nos melhor no nosso interior. Não é a beleza do rosto que dá alegria ao coração, mas a beleza do coração que dá alegria ao rosto.

 

Ver também:

Puros de coração

O pecado do esquecimento

Estar bem perto

Bem perto de mim

Pela estrada fora

Fortiter in re

 

Sem comentários: