terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Vicente, aquele que vence


Memória de S. Vicente, diácono e mártir




















Vicente nasceu no seio de uma família nobre de Huesca (na Província Espanhola de Aragão, junto aos Pirinéus). O seu avô, Agresso, havia sido cônsul. São seus pais Eutício e Enola. Alcançada a idade própria, Vicente foi para Saragoça estudar com o Valério, então bispo da cidade. Este, e evidenciadas as qualidades de Vicente, nomeou-o arcediago e encarregou-o da tarefa da pregação. Vicente passou a colaborador próximo do bispo no governo da diocese.
A partir de 303 desencadeou-se a perseguição do imperador romano Caio Aurélio Valério Diocleciano, sendo promulgados três éditos contra os cristãos. Ordenaram a destruição de igrejas, queima de livros, proibição da emancipação dos escravos que perseveravam no Cristianismo, prisão dos chefes das igrejas e obrigação pública de os cristãos prestarem culto aos deuses do panteão romano. Durante esta perseguição, o diácono Vicente terá sido levado para Valência onde seria martirizado em 304, às mãos do governador Daciano.
Daciano ordenou que o cadáver fosse lançado em terrenos incultos de forma a ser devorado por animais e a não restarem relíquias. Prudêncio relatou que um corvo protegeu o corpo do mártir. Santo Agostinho numa alusão clara ao episódio referiu que «O corvo defende, o lobo respeita e só Daciano persegue.».
Nova solução foi encontrada: Lançar o corpo ao mar atado por uma mó. Infortúnio dos perseguidores, o corpo boiou e alcançou a terra. Recolhido por uma santa viúva avisada em sonhos e de nome Jónica, foi enterrado por cristãos fora de muros. Segundo Prudêncio, alcançada a paz, foi-lhe dado túmulo na igreja de São Vicente de la Roqueta (Valência), sendo no séc. VI, e por ação do bispo Justiniano, trasladado para a Catedral.
A tradição da vinda das relíquias para Portugal nasceu no contexto da invasão árabe da Península Ibérica. Segundo a narrativa portuguesa de reivindicação das relíquias do mártir, de forma a não haver profanação das mesmas, no contexto da destruição das igrejas valencianas perpetrada por Abd-er-rahman, foram trasladadas por devotos para um mosteiro no promontório de São Vicente, no Algarve. Este seria destruído com a vinda dos almorávidas de Marrocos para o Algarve.
D. Afonso Henriques quis recuperar o corpo do mártir e trazê-lo para Lisboa. Da viagem temos o seguinte relato de Diogo da Anunciação: «desenterrado seu corpo e recolhido no navio as suas relíquias, dous corvos hum na popa e outro na proa (…) forão os primeiros que celebraram sua trasladação gloriosa».
O corpo do mártir chegou a Lisboa no dia 15 de Setembro de 1173 e foi depositado em Santa Justa. No dia seguinte foi trasladado para o altar-mor da Sé.

Iconografia de S. Vicente
Palma – entre os romanos, o ramo da palma era tradicionalmente o símbolo da vitória. Vicente é o que vence a morte. Este significado foi incorporado na iconografia cristã como símbolo do triunfo do martírio sobre a morte.
Coroa – símbolo da glória conquistada pelos mártires.
Auréola e Resplendor – indicativos da santidade de vida.
Evangeliário – símbolo do ministério da palavra confiado aos diáconos na ordenação: «Crê o que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas».
Cor vermelha – alusão ao sangue derramado no martírio.
Dalmática – veste própria dos diáconos direita até aos joelhos, aberta dos lados e com mangas largas e curtas.
Alva – veste branca, indicativa de pureza, utilizada por todos os ministros do altar.    
Estola – veste litúrgica utilizada pelos diáconos de forma atravessada e pousada sobre o ombro esquerdo.
Caravela – Símbolo da barca que trouxe do Promontório Sacro do Algarve para Lisboa, em 1173, os restos mortais de São Vicente. É um dos símbolos da cidade de Lisboa.
Corvos – Aves que permitiram que o corpo de São Vicente ficasse intacto após o seu martírio, impedindo que animais necrófagos se aproximassem do seu cadáver e que acompanharam o corpo do santo aquando da traslação dos restos mortais para Lisboa. Configuram igualmente o brasão da cidade de Lisboa.


(Cf. Voz da Verdade)

Sem comentários: