domingo, 20 de janeiro de 2019

II semana comum

Ofício de Leitura

Domingo
1ª – Não façais aceção de pessoas em vossos julgamentos: ouvi tanto o pequeno como o grande. Não vos intimideis diante de homem algum, porque o juízo é de Deus.
2ª – A vossa concórdia e harmonia na caridade é como um hino a Jesus Cristo. Procurai todos vós formar parte deste coro, de modo que harmonizados pela concórdia, recebendo a melodia de Deus na unidade, possais cantar em uníssimo por Jesus Cristo ao Pai.

Santoral 20/01
A Igreja permanece firme na fé, embora alguns, dominados pelo medo, tenham caído. Mas nós não os abandonamos, antes o encorajamos e exortamos a fazer penitência, para que obtenham o perdão, não seja caso que, ao verem-se abandonados por nós, a sua ruína se agrave mais ainda.
Ou
É bom para ti que haja muitos perseguidores, pois entre tantas perseguições mais facilmente encontrarás o modo de ser coroado. Mas o pior é que os perseguidores não aqueles que se veem: há também os que não se veem, e estes são muito mais numerosos.

2ª feira
1ª – Considera hoje e medita em teu coração que o Senhor é Deus e não há mais nenhum.
2ª – Nada há mais precioso do que a paz, que desarma todo o inimigo celeste ou terrestre. Melhor é calar e ser, do que falar e não ser. É bom ensinar, desde que se pratique o que se ensina.

Santoral 21/01
Celebremos uma virgem: imitemos a sua integridade, Celebremos a mártir: ofereçamos sacrifícios. Aquela que quase não tinha tamanho para ser ferida pela espada, teve forças para vencer a espada.

3ª feira
1ª – Mandou-nos cumprir todas as leis e temer o Senhor nosso Deus, para sermos felizes.
2ª – A caridade une-nos a Deus. Nada há de indigno na caridade.

Santoral 22/01
A carne era torturada e o Espírito falava: e enquanto o Espírito falava, não só era vencida a impiedade, mas também era confortada a fraqueza.

4ª feira
1ª – Se o Senhor se prendeu a vós e vos escolheu, não foi por serdes o mais numeroso de todos os povos… mas foi porque o Senhor vos ama.
2ª – Tudo o que nos outros há de bom e de verdadeiro, considera-o a Igreja como preparação evangélica e dom daquele que ilumina todo o homem.

5ª feira
1ª – O Senhor deu as duas tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus, nas quais se encontravam todas as palavras que o Senhor tinha dito no monte.
2ª – Não poderíamos oferecer o sacrifício a Deus, se Cristo não se tivesse oferecido em sacrifício por nós.

Santoral 24/01
Todas as variedades de joias mancadas no mel se tornam mais brilhantes, cada qual segundo a sua cor, assim também cada um se torna mais agradável e perfeito na sua vocação se esta for conjugada com a devoção.

6ª feira
1ª – Guardai todos os mandamentos que hoje vos entrego, para serdes fortes.
2ª – Assim transformado, vive no mundo como se não vivesse, vive no corpo mas a sua alma encontra-se numa permanente peregrinação para Deus.

Santoral 25/01
Aquele que outrora nos perseguia anuncia agora a fé que então combatia. E davam glória a Deus.

Sábado
1ª – Celebra a Festa na qual as tuas mãos hão de apresentar a oferta voluntária, na proporção das bênçãos que o Senhor teu Deus te tiver concedido.
2ª – Assim como o pão, que é fruto da terra, depois da invocação de Deus já não é pão ordinário e corrente, mas Eucaristia, composta de dois elementos, o terrestre e o celeste, também os nossos corpos, recebendo a Eucaristia, já não são corruptíveis, porque têm a esperança da ressurreição.

Santoral 26/01
Enclausurado no cárcere, Paulo sentia-se habitar no Céu. Recebia os açoites e as feridas com mais alegria do que aqueles que recebem as palmas do triunfo. Assim também a nós, as coisas que são muito difíceis parecerão fáceis e leves…


Sem comentários: