sábado, 12 de janeiro de 2019

I semana comum


Ofício de Leitura

Domingo do Batismo do Senhor
1ª – Vou fazer de ti a luz das nações, para que a minha salvação chegue até aos confins da terra.
2ª – Depois Jesus sobe das águas, elevando consigo o mundo inteiro, e vê abrirem-se os Céus de par em par, aqueles Céus que Adão tinha fechado para si e para a sua posteridade.

Santoral 13/01
Estou bem consciente, Deus Pai Omnipotente, de que a Vós devo consagrar a mais importante tarefa da minha vida, de modo que todas as minhas palavras e todos os meus pensamentos falem de Vós.

2ª feira
1ª – Deus fez chover a ciência e a inteligência e exaltou a glória dos que a possuem.
2ª – Senhor, salvai os que entre nós estão atribulados, tende piedade dos humildes, levantai os caídos, ajudai os necessitados, curai os enfermos, convertei os transviados, saciai os famintos, libertai os prisioneiros, fortalecei os fracos, animai os pusilânimes.

3ª feira
1ª – Os bens e os males, a vida e a morte, a pobreza e a riqueza, tudo vem do Senhor.
2ª – Nisto consiste precisamente o vício: usar mal, e contra os preceitos divinos, das capacidades que o Senhor nos concedeu para fazer o bem.

4ª feira
1ª – Vinde a mim, todos vós que desejais e saciai-vos com os meus frutos, porque pensar em mim é mais doce do que o mel…
2ª – O conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho está no Pai e é revelado pelo Filho.

5ª feira
1ª – Ao romper da aurora o sol anuncia: Como é admirável a obra do Altíssimo! Contempla o arco-íris e bendiz Aquele que o criou.
2ª – O Pai de Cristo, santíssimo e imensamente superior a todas as coisas criadas, como ótimo timoneiro, pela sua sabedoria e pelo seu Verbo, governa, dispõe e executa sempre todas as coisas de modo conveniente.

Santoral 17/01
Todos os habitantes do lugar e os homens honrados que tratavam com Antão, vendo um homem assim, chamavam-lhe amigo de Deus; e uns amavam-no como filho, outros como irmão.

6ª feira
1ª – Quem já O viu, para poder falar d’Ele? Quem é capaz de O louvar como Ele merece?
2ª – Num coro composto por muitas pessoas diferentes sob a regência do diretor, cada um canta segundo a própria natureza e capacidade: o homem com voz de homem, a criança com voz de crianças, a mulher com voz de mulher, o adolescente com voz de adolescente; e no entanto de todo o conjunto resulta uma só harmonia. De maneira semelhante acontece na criação em geral.

Sábado
1ª – Façamos o elogio dos homens ilustres, dos nossos antepassados através das gerações. O Senhor realizou neles a sua glória, a sua grandeza desde sempre.
2ª – Imitemos o Criador e Senhor de todas as coisas, que se alegra com as suas obras.



Sem comentários: