domingo, 6 de janeiro de 2019

Epifania do Senhor


Ofício de leitura

Solenidade da Epifania
1ª – Vê como a noite cobre a terra e a escuridão os povos. Mas sobre ti levanta-se o Senhor, e a sua glória te ilumina.
2ª – Representados pelos três Magos, adorem todos os povos o Autor do universo e seja Deus conhecido em todo o orbe da terra.

2ª feira
1ª – Ei o meu servo, a quem eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma.
Ou – Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.
2ª – Com o incenso reconhecem-no como Deus, com o ouro aceitam-no como Rei, com a mirra exprimem a fé naquele que havia de morrer.

Santoral 07/01
Longe de vós pertencerdes ao número daqueles em cujas casas há sossego e descanso, que vivem sem preocupações e não são visitados pela vara do Senhor.

3ª feira
1ª – Entrai, entrai pelas portas, abri caminho ao povo; aplanai, aplanai a estrada, retirai dela as pedras, levantai estandarte para os povos.
2ª – Se o homem se tornou imortal, também será divinizado.

4ª feira
1ª – Vou recordar os benefícios do Senhor, os feitos gloriosos do Senhor, tudo quando ele fez por nós.
2ª – O sol da justiça purifica-se no Jordão, o fogo é submergido na água. Deus é santificado pelo ministério de um homem.

5ª feira
1ª – Vós Senhor sois nosso Pai, nós o barro de que sois o Oleiro; somos todos obra das vossas mãos.
2ª – O Pai declara ter gerado hoje Aquele que era Deus, dele mesmo gerado antes de todos os séculos, para significar que nos recebia em Cristo como filhos adotivos. Efetivamente, em Cristo, enquanto homem, se compreendia toda a natureza humana.

Santoral 10/01
Os sacerdotes atingirão a santidade da maneira que lhes é própria, se exercerem as suas funções sincera e infatigavelmente no espírito de Cristo.

6ª feira
1ª – Não se fatigarão inutilmente… porque serão uma geração de benditos do Senhor. Antes que eles chamem, eu lhes responderei; e, estando eles ainda a falar, já os terei atendido.

Sábado
1ª – A mão do Senhor manifestar-se-á aos seus servos e a sua indignação aos seus inimigos.
2ª – Cristo veio à terra para se unir em matrimónio com a Igreja, mediante a Encarnação.

Sem comentários: