quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sermão sobre Maria


Patrocínio de Nossa Senhora do Monte, Solenidade no Funchal

Sermão sobre Maria
 “Como eu gostaria de ser padre para pregar sobre a Santíssima Virgem!
Bastar-me-ia uma única vez para dizer tudo o que penso sobre este assunto.
Para que um sermão sobre a Santíssima Virgem me agrade e me faça bem, é preciso que eu veja a sua vida real e não a sua vida imaginada; e tenho a certeza de que a sua vida real devia ser muito simples. Mostram-no-la inacessível, quando era preciso mostrá-la imitável, dar ênfase às suas virtudes, dizer que ela vivia de fé como nós…
Sabemos bem que a Santíssima Virgem é a Rainha do Céu e da terra, mas ela é mais mãe que rainha…
O que a Santíssima Virgem tinha a mais que nós é que não podia pecar, estava isenta da mancha original; mas, por outro lado, teve menos sorte que nós, pois não tinha uma Santíssima Virgem a quem amar, e isso é um consolo tão grande para nós.”

(Cf. Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja , Últimas conversas, 21/08/1897)

Sem comentários: