terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Caçadora de Ávila

Memória de Santa Teresa de Jesus (ou de Ávila), Virgem e Doutora da Igreja

O nome Teresa vem do grego ‘teriso’ que se traduz por ‘cultivar ou cultivadora’, ou então de ‘terao’ que significa ‘caçar ou caçadora’. Ambos os significados encaixam muito bem na pessoa e na Santa de Ávila – Ela é a cultivadora de virtudes e a caçadora de almas para levá-las ao Céu.

Teresa de Jesus sentia-se muito atraída pelas imagens de Cristo ensanguentado, em agonia. Certa ocasião, estando aos pés de um crucifixo que trazia as marcas das chagas e muito sangue, ela perguntou:
- Senhor, quem vos fez isso?
E pareceu-lhe ouvir uma voz que vinha do crucifixo:
- Foram as tuas conversas no parlatório que me puseram aqui, Teresa!
A partir daquele dia nunca mais perdeu tempo com conversas inúteis e com amizades que não levavam à santidade.
Outro dia, ao repetir o hino ‘Vinde Espírito Santo’ foi arrebatada em êxtase e ouviu no interior da sua alma estas palavras:
- Não quero que converses com os homens, mas com os anjos.
Como reformadora e fundadora, Teresa estabeleceu a mais estrita clausura e o silêncio quase perpétuo. Reinava a maior pobreza, as religiosas vestiam toscos hábitos, usavam sandálias em vez de sapatos e estavam obrigadas a perpétua abstinência de carne. No início admitia apenas treze religiosas em cada comunidade, mas mais tarde, nos conventos que não viviam só de esmolas mas que tinham outras rendas, aceitou que chegassem a vinte e uma. Apesar de pobres sabiam dar esmola: “Rezar pelos pecadores é uma esmola muito grande!” – dizia Teresa de Jesus.
Também não eram nenhuns anjos… e a mesma Teresa recordava: “Nas panelas também encontramos a Deus!”

Que Santa Teresa de Ávila nos ensine a fazer esmola também assim, e a encontrar a Deus também desse modo!




Sem comentários: