quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ensinar e aprender


4ª Feira - XXX Semana Comum

“Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava.”

Na homilia da missa, proclamei bem alto ao povo que me escutava:
- É preciso fazer como Jesus. É preciso ensinar, dar testemunho sempre e em toda a parte, onde vivemos, convivemos, trabalhamos ou nos divertimos.
No final alguém veio ter comigo:
- Senhor padre, eu acho que a minha vocação não é pregar.
Mostrei-me surpreendido por aquela declaração e pedi-lhe mais explicações.
- É que você disse na missa que devemos ser como Jesus que ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Eu acho que a minha vocação não é ensinar, mas aprender. Eu quero aprender nas cidades e aldeias por onde passo…
- Bravo! Vês como ambos temos razão. Tu estás agora a ensinar-me uma grande coisa. Estás a ensinar-me que todos devemos aprender… Que devemos imitar primeiro o povo que ouvia e que aprendia com Jesus e ao mesmo tempo imitar o próprio Jesus que pregava e ensinava.

Qual é então a nossa vocação?
Ensinar ou aprender?
Imitar Jesus que pregava ou o povo que o escutava?
Com certeza a nossa missão é dupla: é ensinar e é aprender.

Só aprendemos ensinando e só ensinamos aprendendo.

Sem comentários: