domingo, 9 de dezembro de 2012

GPS

Ano C - II Domingo Advento

Voz que clama...
Preparai o caminho so Senhor
 
 
Há dias um amigo levou-me a passear por aí...
Sentámo-nos no carro e pediu um minuto para preparar a viagem. Colocou então um aparelho no tablier, ligou-o à bateria da viatura, programou-o teclando o destino e eis que apareceu no monitor o mapa do percurso e quando arrancámos ouvimos uma voz que dizia: no próximo cruzamento, vire a esquerda... etc. etc.... Era um GPS ou sistema de posicionamento global ou um sistema de navegação Geo-Posicionamento por Satélite.
 
E eu fiquei a pensar:
Isto é tal e qual a nossa vida, ou a nossa vida, qual viagem, é tal e qual isto.
Deus é essa voz que nos orienta e sabe o caminho melhor por onde nos quer conduzir...
 
Na viagem da minha vida o meu GPS é Deus...
 
1. É preciso ler primeiro o manual de utilização… que está em tantas línguas…
2. Ligar à bateria da viatura porque só tem autonomia para poucos minutos e depois apaga-se. É preciso alimentar essa liação.
 3. Saber para onde se quer ir, estabelecer uma meta, um objetivo. Depois deixar-se orientar por essa voz.
4. É preciso ouvir as orientações… e para isso é preciso fazer silêncio, baixar a música, fechar a janela…para não ouvir ruídos estranhos.
5. Às vezes ao passar em túneis podemos perder o contacto com o satélite… É preciso esperar e continuar em frente, pois de certeza que recuperaremos o contacto.
6. Outras vezes, distraímo-nos, desorientamo-nos e vamos por onde não nos devíamos… e a voz  nos chama a atenção e nos pede uma pausa para recalcular a rota para prosseguirmos com segurança. Mas não nos repreende, nem chama a atenção… respeita a liberdade e dá-nos nova hipótese.
7. De vem em quando é preciso atualizar o nosso GPS… pois outras ruas vão aparecendo, novas alternativas, condicionamentos de estradas etc. Atualizar-se num retiro, na oração, meditação..
- Se assim fizermos tudo isto, se confiarmos na voz do GPS, se nos esquecermos de nós mesmos e nos entregarmos, ouviremos: Parabéns, Chegou ao seu destino!

Sem comentários: