domingo, 30 de dezembro de 2012

Espelho da Família

Hoje, festa da Sagrada Família de Nazaré, podemos ver-nos e rever-nos em 3 tipos de espelhos:
 
1. Cada família é o reflexo e a imagem da Santíssima Trindade. Deus fez o Homem à sua imagem e semelhança, isto é, com vocação para viver em família, em comunidade e em comunhão como a Santíssima Trindade que é família ou comunhão. Cada família vê-se assim nesse espelho original.
 
2. Na oração inicial da missa lembramo-nos de que a Família de Nazaré, Jesus Maria e José, é o nosso modelo de vida para que copiemos as suas virtudes familiares. Então a Sagrada Família pode ser o nosso espelho com todas as suas virtudes: respeito, obediêcia, santidade, comunhão com Deus, oração, liberdade, diálogo, amor.
 
3. Cada membro de uma família é o espelho de cada um e vice-versa. Cada um é espelho de nós e nós somos os espelhos dos outros:
 
IGUAIS E DIFERENTES
Conta-se que há muito tempo, no centro de uma cidade, havia uma velha casa abandonada. Certo dia, um cachorrinho, procurando refúgio do sol, atreveu-se a entrar nessa misteriosa habitação. Subiu lentamente escadas poeirentas, empurrou a porta entreaberta e chegou, curioso, a uma sala espaçosa. Com surpresa, deu-se conta da presença de mil cachorrinhos que o observavam com a mesma curiosidade. Começou então a abanar a cauda e a levantar as orelhas. Os outros mil cachorrinhos fizeram precisamente o mesmo. Depois sorriu e todos ladraram festivamente com ele. Ao deixar aquele lugar, pensou consigo mesmo:
- Que casa tão acolhedora! Voltarei aqui mais vezes...
Tempos depois, outro cachorrinho entrou também no mesmo sítio e ao ver os mil cachorrinhos, sentiu-se ameaçado, pois todos o olhavam de maneira agressiva. Começou então a ladrar ferozmente e os outros cachorrinhos também lhe ladraram da mesma maneira. Ao abandonar a casa, pensou:
- Que lugar mais violento! Nunca mais voltarei aqui...
E ao olhar para trás, em jeito de despedida, reparou no letreiro que dizia: CASA DOS MIL ESPELHOS.
Assim é o nosso mundo. Todos os rostos são espelhos... O rosto que eu mostrar será o rosto que encontrarei.
E Jesus repetirá: o que desejares que te façam, faz tu ao teu próximo.
E no mundo haverá mais paz... e maior união em cada família.

Sem comentários: