sábado, 22 de janeiro de 2011

Todos irmãos


Ano A - III Domingo Comum

A cena foi apresentada num filme.
Uns miúdos estavam a troçar do empregado. Ele era velho, tinha a pele escura e muita paciência. A determinada altura, agarrou um garoto e pediu-lhe que deitasse a língua de fora:
- De que cor é a tua língua?
- Encarnada - respondeu o rapaz, sem saber a razão de tal pergunta.
- Agora repara na minha língua. Qual é a sua cor? - insistiu o empregado, mostrando a sua própria língua.
- É encarnada.
- Então ficas a saber que por fora somos de cor diferente mas por dentro somos todos iguais, da mesma cor, do mesmo feitio...

Nestes dias está a decorrer o oitavário de oração pela unidade dos cristãos. Exteriormente podemos marcar diferenças, rezar em templos separados, ter ministros distintos, tradições próprias etc. mas no fundo somos todos irmãos. O que nos une é Aquele que escolheu o nosso coração como sua morada preferida. Valorizemos então tudo o que nos une e o resto será ultrapassado.

O texto do Apocalipse, proposto para a oração desta semana, lembra que esta Terra é a morada de Deus junto dos homens. Esta é o habitat de vida, a nossa casa comum, onde não deve haver lugar para divisões. Além disso o próprio Deus convive com todos.
O Apóstolo Paulo recomendava às comunidades cristãs que falassem todos a mesma linguagem, permanecendo bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir. O seu pedido ainda hoje é oportuno.

Sem comentários: