sábado, 29 de janeiro de 2011

Ser Feliz


Ano A - IV Domingo Comum

Ainda retenho na mente aquela velhinha que um dia fui visitar. Pediram-me para levar-lhe a comunhão. Ela estava paralisada na cama havia já muitos anos.
Fiquei preocupado: Que palavras de ânimo deveria dizer a quem sofria tanto assim, a maior parte do dia sozinha?
Ao fim da tarde quando toquei a campainha, apareceu à porta a sua filha. Vinha com ar cansado, triste. A minha inquietação aumentou. Se a filha está assim, como não estará a mãe? Quando cheguei ao quarto da doente, qual não foi o meu espanto quando deparei com um rosto sereno, sorriso nos lábios, olhar meigo. Eu estava à espera de deixar um incentivo, mas afinal, recebi uma lição de serenidade. Aquela a quem eu queria animar, deu-me uma lição de paz e de felicidade.
- Que bom, vê-la assim tão feliz. Qual é o seu segredo?
- Em mim tudo me dói, menos Deus. É ele quem me faz feliz.
Compreendi então que para aquela mulher, a felicidade estava na presença de Deus dentro de si. Quanto mais lugar dava a Deus mais feliz se sentia, apesar dos seus sofrimentos. Ser feliz não depende das condições, do bem-estar, do ambiente, não depende das dores que se tem ou se deixa de ter ou de outras circunstâncias. A felicidade vem do nosso interior, do espaço reservado para Deus.

Felizes os pobres, não por serem pobres, mas porque apesar de carenciados conseguem ser felizes. Felizes os que choram, não por terem lágrimas nos olhos, mas porque apesar do choro, conseguem ser felizes...


Sem comentários: