terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Semana Ecuménica

Começa hoje, e irá até 25, o oitavário de orações pela unidade dos cristãos.

Neste ano 2011 o Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos sugere alguns subsídios que foram preparados pelos cristãos das igrejas de Jerusalém, subordinados ao tema:

Unidos no ensinamento dos apóstolos,
na comunhão fraterna,
na fração do pão
e nas orações.

“Eles eram assíduos ao ensinamento dos apóstolos e à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações. O temor de Deus se apoderava de todo mundo: muitos prodígios e sinais se realizavam pelos apóstolos. Todos os que abraçavam a fé estavam unidos e tudo partilhavam. Vendiam suas propriedades e os seus bens para repartir o dinheiro apurado entre todos, segundo as necessidades de cada um. De comum acordo, iam diariamente ao Templo com assiduidade: partiam o pão em casa, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram favoravelmente aceitos por todo o povo. E o Senhor ajuntava cada dia à comunidade os que encontravam a salvação.”
( Atos 2,42-47 - Tradução Ecumênica da Biblia - TEB)


Este ano, o chamado à unidade, para as Igrejas do mundo inteiro, vem de Jerusalém, a Igreja mãe. Conscientes de suas próprias divisões e de sua própria necessidade de fazer mais pela unidade do corpo de Cristo, as Igrejas em Jerusalém fazem um apelo a todos cristãos para a redescoberta conjunta dos valores que mantinham unida a comunidade primitiva em Jerusalém, quando os cristãos se uniam no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Os cristãos de Jerusalém convocam seus irmãos e irmãs para fazer desta Semana de Oração uma ocasião de renovar o compromisso de trabalho por um genuíno ecumenismo, enraizado na experiência da Igreja dos primórdios.

É um chamado à volta às origens da primeira Igreja em Jerusalém... São apresentados quatro elementos que eram marcos da primeira comunidade cristã e que são essenciais à vida da comunidade cristã, onde quer que ela exista:

- temos a palavra que era comunicada pelos apóstolos.
- Em lugar, a comunhão fraterna (koinonia) era um sinal importante entre os primeiros fiéis sempre que se reuniam.
- Um marco da Igreja primitiva era a celebração da Eucaristia (a fração do pão), lembrando a Nova Aliança que Jesus realizou através de seu sofrimento, morte e ressurreição.
- O aspecto é a atitude constante de oração.

Esses quatro elementos são os pilares da vida da Igreja e de sua unidade.

Sem comentários: