sábado, 15 de janeiro de 2011

Agnus Dei

Ano A - II Domingo Comum

Cordeiro de Deus

João Baptista é o apresentador oficial de Jesus. Diz que Jesus “é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. A missão de Jesus consiste em tirar ou eliminar o pecado do mundo. A declaração de João Baptista convida os homens de todas as épocas a voltarem-se para Deus e a acolherem a proposta libertadora de Jesus: só a partir do encontro com Ele será possível chegar à vida plena, à meta final do homem novo.
Como acolher hoje esta acção do Cordeiro de Deus?
Como é que Jesus pode eliminar o pecado do mundo?

Recordo um passeio, algum tempo atrás. Estávamos com um grupo de crianças a merendar no alto da serra. Junto de nós algumas ovelhas, umas bastante novas. Uma miúda veio ter comigo:
- Senhor Padre, eu quero lavar as mãos.
- Tu vais esperar um pouco, vais brincar com os teus colegas e quando voltarmos para a camioneta lavarás as mãos...
- Mas eu quero lavar as mãos agora – insistiu ela.
- Mas porque é que queres lavar as mãos?
- É para ir brincar!
Custou-me compreender, mas ela tanto insistiu que tive de despejar uma garrafa de água para que ela ficasse satisfeita. Pus-me a ver o que ela ia fazer. Fiquei surpreendido, quando de imediato correu para junto de um cordeirinho, recém-nascido, alvo como a neve. E lá ficou entretida a brincar com ele.
Fiquei com pena de ter dificultado de início e só me vinha à memória a frase do Evangelho “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. De facto, esta cena ajudou-me a compreender essa mensagem. Jesus tira o pecado do mundo. E como é que o tira? Todo aquele que se aproxima d’Ele tem necessidade de se purificar. “Senhor eu não sou digno” – respondemos nós liturgicamente.
Ainda hoje Ele é o Cordeiro sem mancha que nos contagia.

Sem comentários: