quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Barca Bela

4ª Feira depois da Epifania

Do Evangelho de hoje: "Jesus obrigou logo os seus discípulos a subirem para o barco e a irem à frente, para o outro lado... Era já noite, o barco estava no meio do mar... Jesus foi ter com eles de madrugada, andando sobre o mar… A seguir, subiu para o barco, para junto deles, e o vento amainou..."












Quem quer ver a Barca Bela
Que se vai deitar ao mar?
Nossa Senhora vai nela
E os anjos a remar.

São Pedro é o Piloto,
Jesus Cristo o General.
Que linda Bandeira leva:
A bandeira de Portugal!

- Fazer-se ao mar, fazer-se ao largo. Barco feito para navegar, não pode ficar parado. É preciso movimento, acção. Um barco parado fora da água estraga-se.
- Tantas personagens, todas têm um serviço; nem todas podem fazer a mesma coisa: Umas remam, outras estão ao leme...
- Cristo comanda, dá ordens, fala, orienta. Que diz? – Faz-te ao largo, navega mais além.
Bandeira, sinal de propriedade, de pertença, sinal de festa e de alegria.
- No meio da água, a navegar, a ultrapassar as ondas, mas não há perigo desde que a água não entre dentro do barco, pode haver tanto mal à volta mas desde que não entre dentro não levará ao fundo.
- Avança à força dos braços. Não tem motor, é preciso remar, dedicação, constância, esforço.
- Não pode avançar só com um remo, só com um lado. É preciso remar dos dois lados senão o barco dá voltas e voltas sobre si mesmo e não avança. Quais são estes dois remos? O amor a Deus e o amor aos irmãos. Só quem pega nestes dois remos é que faz avançar.
- Nós somos este barco, mas não vamos sozinhos: levamos o amor de Maria, de Jesus, dos anjos, dos santos. A sua presença ou intercessão ajudar-nos-á a avançar.
- A Barca é Bela, é bonita, é santa. A vida é Bela quando avança, quando se trabalha, quando leva a presença de muitos, quando é serviço. Uma vida só, é uma vida triste.
- O barco faz-se ao mar, é preciso partir, desatar amarras, renunciar, deixar algo para trás. Às vezes custa enfrentar o novo, partir. Custa deixar o porto ou o cais mas é preciso decidir-se, optar.
- Como é que se enfrenta os perigos do mar: com a presença de Jesus, de Maria e dos anjos. Eles vão comigo, dentro de mim.
- A barca viaja para quê? Para levar gente. Levar a Jesus Cristo, é uma barca missionária...

1 comentário:

Unknown disse...

Não é S. pedro, mas sim S. vicente, que é o piloto
.
.
.
S. Vicente é o piloto
Jesus Cristo o General
.
.
.