quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Que ousadia Pai Nosso


O Pai Nosso de cada dia (111)

Pai Nosso
Que ousadia! Não ouso chamar Pai as pessoa de alta categoria, mas posso chamar Pai ao próprio Deus. Digo NOSSO e não MEU, porque rezo no Mundo, com o Mundo, para o Mundo.

Que estais nos céus
Ele não é de longe, não mora longe… Ele está no Céu; o Céu é onde Ele está… Se está no meu coração, lá é Céu… O Céu começou para mim, quando comecei a amá-lo…

Santificado seja o vosso nome
A glória do Pai é a glória dos filhos. É meu trabalho que pode tornar santificado o nome de nosso Pai. É minha dedicação aos irmãos que pode tornar santificado o nome do nosso Pai.

Venha a nós o vosso reino
O reino de Deus é o último lugar que escolhemos: somos competitivos demais. Deixemos o melhor lugar para os outros, porque aceitar o reino de Deus é lutar pela sua implantação em nós, nos outros, no mundo.

Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu
A vontade de um Pai é que um filho seja feliz, Deus só pode querer a nossa felicidade, porque Ele é bondade. Deus serve-se dos nossos actos livres para construir a nossa felicidade. É esta a única maneira de fazer a vontade de Deus.

O pão nosso de cada dia
Se o Pai é nosso, o pão é nosso. Não há muita gente sem pão; há aqueles cujo pão os outros retêm. Há a falta de amor que retém o pão em casa de quem já o tem, vindo a faltar aos outros. Não há pão meu, como não Pai meu.

O pão nosso nos dai hoje
O pão de cada dia nos liga ao Pai, cada dia. O pão de sempre me desligaria da família orante. Pedir o pão de hoje me afasta da tentação de amontoar riquezas ou recursos a pretexto de ter sempre pão. Devo confiar no Pai e esperar dele o pão de cada HOJE. Assim vou multiplicando os actos de amor.

Perdoai as nossas ofensas
Quando o Pai me perdoa, não esquece a minha ofensa: transforma-a em elementos de amor. O Pai nunca perde a confiança em nós: Não percamos a confiança no seu amor.

Perdoai-nos como nós perdoamos
O nosso Pai sempre quer perdoar, mas nem sempre pode perdoar; depende de nós. Ele só nos pode perdoar nossas ofensas, se nós perdoamos a quem nos ofendeu. Posso deter o perdão do Pai. Perdoar sem amar é humilhar. Pedir perdão sem amar é ludibriar.

Não nos deixeis cair em tentação
Cair na tentação pode servir de advertência. A maior tentação é não querer reerguer-se da queda; é não acreditar no perdão, na regeneração. Isto pode também significar: ‘não nos deixeis ficar caídos’.

Mas livrai-nos do mal
Livrai-nos do mal… Guardai-nos no bem… Deixai-nos livres… Só há mérito onde há liberdade… Mal e Bem, alternativas livres.

Sem comentários: