quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aos ombros do Pastor


5ª Feira - XXXI Semana Comum

As duas parábolas do Evangelho mostram precisamente o contrário daquilo que nós costumamos fazer:

Se uma ovelha nossa estivesse perdida, quando a encontrássemos nós puxaríamos pelas suas orelhas, daríamos uma repreensão, castigaríamos e fecharíamos no curral. Deus faz precisamente o contrário: afaga, carrega aos ombros, trata melhor do que se estivesse sempre no curral.

Também a segunda parábola, quando nós não sabemos onde está um determinado valor pensamos logo nos vizinhos ou desconfiamos que alguém o roubou ou mexeu sem a nossa autorização: chamamos logo os vizinhos para os incriminar.
Deus faz o contrário, procura, faz tudo o que está ao seu alcance até encontrar e depois vai chamar os amigos para partilhar a alegria do achado.

Isto faz-me lembrar uma parábola moderna sobre o ombros e a sua importância.
É que Deus carrega-nos aos seus ombros como ovelhas perdidas e reencontradas:


Quando eu era menino e moço, a minha mãe perguntou-me qual era a parte mais importante do corpo. Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, por isso respondi:
- Os ouvidos, mãe.
Ela corrigiu:
- Não. Muitas pessoas são surdas. Mas continua a pensar sobre este assunto. Noutra oportunidade volto a perguntar-te.
Algum tempo se passou, até que a minha mãe me perguntou outra vez. Desde que fiz a minha primeira tentativa, imaginava ter encontrado a resposta correcta. Assim, desta vez, eu disse:
- Mãe, a visão é muito importante para todos, por isso devem ser os olhos.
Ela olhou-me e disse:
- Estás a aprender depressa, mas a resposta ainda não está certa, porque há muitas pessoas que são cegas.
Continuei a minha busca ao longo do tempo e a minha mãe perguntou-me várias vezes, mas era sempre a mesma a conclusão:
- Não. Ainda não chegaste à resposta perfeita.
Então, um dia, o meu avô faleceu. Todos estavam tristes. Todos choravam. Até mesmo o meu pai chorou.
Lembro-me bem, porque tinha sido apenas a segunda vez que eu o via chorar.
A minha mãe olhou para mim, quando fui dar o adeus final ao meu avô. Ela perguntou:
- Já sabes qual é a parte do corpo mais importante?
Fiquei meio chocado por ela me fazer a pergunta naquele momento. Estava convencido de que se tratava apenas de um jogo entre nós. Vendo que eu estava confuso ela continuou:
- Esta pergunta é muito importante. Mostra como estás a viver realmente a tua vida. Para cada parte do corpo que citaste no passado, eu disse-te que estava errada e dei-te um exemplo que justificava. Mas hoje é o dia em que precisas de aprender esta importante lição.
Olhou-me de um jeito que somente uma mãe pode ter. Vi lágrimas nos seus olhos. Disse:
- Meu filho, a parte do corpo mais importante é o ombro.
Eu perguntei:
- Sim, porque sustenta a minha cabeça?
Ela corrigiu-me:
- Não. Porque no ombro, um filho, um amigo ou alguém que ama, pode apoiar a cabeça quando chora.
Então, apoiei a minha cabeça no ombro de minha mãe, e chorei...

Esta história não é minha, mas posso rever-me nela perfeitamente.

Sem comentários: