domingo, 8 de novembro de 2009

Óbolos da pobre viúva


Ano B - XXXII Domingo Comum

- Dia de pedir emprestado os ÓCULOS de Jesus para ver tudo como só Ele sabe ver. Jesus vê a insignificância do óbolo de uma pobre viúva e desvaloriza as grandes quantidades de um rico empolado e pomposo.
As lentes desses óculos têm a propriedade de REDUZIR o mal e AUMENTAR o bem. Tem também a forma de um coração, pois vê tudo com amor.
- Dia de aprender a ser generoso como a pobre viúva que deu tudo o que tinha. O rico só deu daquilo que lhe sobrava enquanto a pobre viúva deu tudo o que tinha. O que mede a nossa generosidade não o quanto damos, mas inversamente proporcional ao quanto retemos para nós.
- Dia de aprender a ser desprendido. É preciso aprender a abrir as mãos. Aprendi no canal da Odisseia que há uma curiosa técnica para apanhar macacos, pois eles são incapazes de abrir as mãos: Põe-se umas bananas dentro de uma gaiola. Há apenas uma abertura onde cabe a mão deitada. O macaco mete a mão aberta, agarra uma banana e tenta sacar a mão para fora, mas não consegue com a mão fechada. Teria de deixar cair a banana para tirar a mão. Fica preso, mas não abre a mão para não perder a banana que apanhou.
Assim às vezes nós não sabemos renunciar, não queremos abrir as nossas mãos e por isso ficamos prisioneiros da nossa ganância.

Sem comentários: