segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Modelo Sacerdotal


Um Leão chamado Prévot

O mês de Novembro é o mês do Pe. André Prévot. Nasceu no princípio de Novembro e, 73 anos depois, também em Novembro mas no final, terminou a sua peregrinação na terra.
Neste Ano Sacerdotal, aproveitamos a efeméride para partilhar um exemplo de santidade sacerdotal. É o 'Santo Cura de Ars' dos Sacerdotes do Coração de Jesus.

A) ALGUMAS DATAS IMPORTANTES DA VIDA Pe. ANDRÉ PRÉVOT

09 de Novembro de 1840 - Nascimento de Leão Prévot, em Le Tiel (Ardèche), França, o sétimo dos dezasseis filhos de Simão Francisco Prévot e de Ana Florentina Decoux Villard.
10 de Novembro de 1840 - Baptismo
17 de Outubro de 1856 - Entrada no Seminário de Viviers
1859 - Deixa o seminário e entra no Noviciado dos Jesuítas
1861 - Abandona o Noviciado por motivos de saúde
01 de Abril de 1865 - Ordenação de Diácono
10 de Junho de 1865 - Ordenação Sacerdotal em Aix
1869 - Nomeado Capelão das Urselinas de Aix
1875 - Pároco de Port de Bouc
1876 - Estabelece-se em Avenières
1877 - Doutoramento em Teologia em Roma
10 de Outubro de 1882 - Nomeado Capelão de Villeneuve d’Avignon
Maio de 1884 - Pároco de Aigues Mortes
Outubro de 1884 - Capelão de Bouillarges
22 de Setembro de 1885 - Profissão Religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus, tomando o nome de André
Setembro de 1886 - Nomeado Mestre de Noviços dos SCJ
29 de Setembro de 1896 - Eleito Segundo Conselheiro Geral dos SCJ
09 de Janeiro de 1909 - Nomeado Superior Provincial
07 de Maio de 1913 - Nomeado Primeiro Conselheiro ou Assistente Geral
26 de Novembro de 1913 - Morre Brugelette

B) ALGUMAS CENAS DA VIDA DO Pe. ANDRÉ PRÉVOT

O despertar. O Pe. André estava a pé antes da hora, porque, se o sineiro se atrasava algum minuto, aproximava-se do corredor e pronunciava o mais alto que podia, isto é, com voz bastante fraca, o ‘Vivat Cor Jesu’ tradicional.
Se por acaso lhe parecia que o motivo do atraso era um esquecimento ralhava severamente com o sineiro e levava-o a comprometer-se a suprir pessoalmente o total dos minutos que tinha feito perder a cada membro da comunidade na sua oração.
Se sabia que algum dos seus noviços não se levantava ao primeiro sinal, aproximava-se da sua cela, mexia um pouco na cortina e, se não havia nenhum sinal na cama, aproximava-se do dorminhoco e chamava-o à ordem.
Quando descíamos à capela, estava ele sempre a terminar a Via-Sacra, ou bem ajoelhado diante da Nossa Senhora do Coração de Jesus.
Já tinha, desde estas horas da manhã, o terço na mão e quase nunca o largava durante o dia.
Era ele mesmo quem conduzia a oração, naqueles tempos, nos exercícios da comunidade. Às vezes isto proporcionava-nos a oportunidade de alguma risota, porque este bom Padre, com frequência, fazia da noite dia, pelas suas prolongadas vigílias, o que o obrigava a fazer do dia noite. Dávamo-nos depois conta de que, por exemplo, no meio das ladainhas do Nome de Jesus, ele hesitava, gaguejava e ia acabar no meio das ladainhas da Virgem Maria. E isto observava-se sobretudo à noite. A esta hora já não podia mais e, algumas vezes, as ladainhas com as quais se conclui a oração da noite iam, depois, do Kírie eleison ao Agnus Dei. Outras vezes, ao contrário, chegados ao Agnus Dei, imperturbavelmente voltava a começar de novo com o Kírie eleison. Ninguém interrompia: Ora pró nobis ou Misesere nobis, pouco importava. Respondíamos com entusiasmo…, para ver até onde ia parar o cansaço e o sono do Padre Mestre.
A meditação, naqueles tempos, durava três quartos de hora, depois das orações. Não nos podíamos sentar sem uma autorização especial por motivo de cansaço; ficávamos de pé ou de joelhos.
O Rev. Padre Mestre ia – no Inverno, porque a luz não lhe permitia ficar no seu lugar – colocar-se debaixo da lâmpada, junto a uma coluna, onde lia a meditação em voz alta, lentamente, com a monotonia de um aluno que está a aprender a ler, articulando bem todas as sí-la-bas com o objectivo de fazer-se ouvir por todos, porque havia no noviciado franceses, holandeses, alemães e a leitura fazia-se para todos em francês.
Falei do seu sorriso. Desaparecia depois de se levantar até depois da refeição. Por exemplo, tinha um ar muito grave, quando saía do seu lugar para ir à sacristia, na hora da missa.
Fazia de tudo, sem contar por outro lado todo o tempo que estávamos na capela. Tinha sempre o seu relógio sobre o banco, porque nós não tínhamos nem assentos, nem genuflexórios, nem cadeiras de coro. Ocupava o primeiro lugar do banco ao lado do noviço mais velho.
Celebrava a Santa Missa com uma dignidade, recolhimento e piedade extraordinários, e preocupava-se que se observassem rigorosamente todas as normas da liturgia. Ficava feliz quando se celebrava deste modo, e não se esquecia de mostrar a sua satisfação quando se tinha cantado bem, e se tinham cumprido com exactidão todas as coisas.
E tinha muito boa vista, e os seus olhos, muito negros, eram muito vivos. Não os levantava, nem frequentemente nem muito, mas num relance via o que estava em ordem ou não estava.
A acção de graças durava até ao pequeno-almoço. E, por outro lado, quando não estava no seu quarto, de certeza que podia ser encontrado na capela.
Em tudo o que dizia respeito ao serviço da comunidade e ao serviço de Deus, o seu princípio eram as palavras de São Paulo: “Omnia honeste” (honestamente, para a sua glória) “et secundum ordinem (ordem e regularidade).
No que se refere às faltas de disciplina eram raras…, de resto não conhecia a distinção do “pormenor” na obediência. Tudo era, a este respeito, grave, importante, sagrado, intocável. Se a ocasião o exigia as reprimendas eram severas…, metiam medo. Isto levava-o por vezes a infligir castigos penosos à comunidade ou às pessoas, que por sua vez se arrependiam humildemente se era de justiça.
Um domingo pela manhã deu-se conta de que alguém tinha ido buscar a caixa de charutos, e que um descuido inconsciente tinha deixado as suas marcas sujas na carpete do corredor e nalguns degraus das escadas. À mesa pediu que o culpado se acusasse mas ninguém se mexeu. Então pregou-nos um sermão sobre a hipocrisia e a mesquinhez e disse que teria de castigar a todos por causa de um só.
Ninguém avançava. Esperou alguns minutos e, depois, disse-nos que guardássemos silêncio até que aparecesse o culpado.
Silêncio! Um Domingo! O único dia em que se podia falar um pouco mais…
fazer, era viver a santa indiferença! Quase no fim do retiro, tendo ido procurá-lo e tendo-lhe exposto o meu problema e a minha resolução, deu-me força e ânimo com um tal tom de bondade que parecia completamente outra pessoa. O Pe. André tinha um bom, um muito bom coração, mas não o mostrava a não ser na intimidade, na direcção particular.
Por princípio, nos exercícios da comunidade, nas conferências, estava a regra, a regra austera. Isto, apesar do sorriso, quase habitual, que atraiçoava os seus colóquios íntimos, com o seu bom anjo sem dúvida, ou com a Boa Mãe.
Quando saía da sua intimidade e, quando verdadeiramente estava connosco, com frequência desaparecia o seu sorriso.
Fui, portanto, ter com ele, no fim dos Exercícios Espirituais e disse-me que a santa indiferença era, na verdade, o mais belo, o mais fácil e o mais agradável! E indicou-me então que, sempre que se apresentasse a ocasião, devia manter a minha resolução alegremente!
Separamo-nos, e passados oito dias depois, recebi a minha destinação: devia ir como professor para a Escola Apostólica de Leyenbroek, para onde o Pe. André acabava de regressar.
Um ano inteiro com este bom Padre! Devia tê-lo estudado mais de perto, tomado notas. Por isso a 25 anos de distância, não posso dar outra coisa senão impressões gerais.
O acolhimento foi verdadeiramente paternal. Todos os que conheceram o Revdo. Padre, que o escutaram pelo menos uma vez, poderiam facilmente acrescentar o tom e os gestos a cada uma das palavras que seguem:
Alguém aproximava-se da sua porta em bicos de pés, batia com cuidado, e punha-se à escuta aproximando o mais perto possível o ouvido da porta. E de dentro, então, ouvia-se uma voz débil que dizia: Deo Gratias! Entrava-se, dizendo: Vivat Cor Jesu! Ao que o Pe. André respondia com efusão: Per Cor Mariae! Levantava-se da sua mesa, depois apertava-nos as mãos, às vezes dava-nos um abraço em que se percebiam os seus ossos, dizia-nos com um tom paternal, um pouco como arrastando a voz e como cantando: Querido filho! Como estás? Nosso Senhor é quem te traz! Vens trabalhar na sua obra! Aqui estás em casa da Boa Mãe! Querido filho queiramo-nos bem! Estamos felizes por estares entre nós! E em seguida, solícito, acrescentava: Precisas de alguma coisa? Estás cansado? E quando a conversação chegava ao seu fim: Vamos, querido filho! Queiramo-nos bem, sirvamos Nosso Senhor com toda a fidelidade!
Este tom, estas maneiras, estas atenções, quase estas carícias, davam uma calma que contrastava de modo particular com a atmosfera de penitência que se respirava na sua cela.
Uma mesa de trabalho, duas cadeiras, uma cama de ferro, uma mesa-de-cabeceira, um espelho redondo de dez cêntimos, suspenso de uma das duas janelas por uma pinça, e cujo fundo era com favor de uma vulgar folha de lata. E digo com favor porque o espelho não estava intacto, estava feito em pedaços. Esta pode ser uma das razões pelas quais o Pe. André andava sempre tão mal barbeado. Os juízes examinaram se não havia um certo excesso de mortificação nesta mania ou nesta vontade de seguir este costume – não bem visto na comunidade – de ter estas fraquezas.
Na parede, um crucifixo, uma imagem do Coração de Jesus, outra do Coração Imaculado de Maria…, nunca vi outra coisa. Perdão, um candeeiro de petróleo, algo parecido às lâmpadas Pigeon a gasolina, isto é, sem vidro, com uma pequena torcida fumegante que, forçosamente tinha que cansar a vista. Este pequeno candeeiro seguia-o por todo o lado: no coro da capela, no seu assento, na sacristia e aonde queira que tivesse de estar por algum tempo e, também onde tinha de acender as grandes lâmpadas de petróleo da comunidade.
Salvo raras excepções, eu quase nunca ia ao seu quarto, a não ser para a direcção espiritual. Ele deixava falar, fazendo de vez em quando um ligeiro sinal de assentimento, dizendo: “Está bem.” Depois, quando por sua vez tomava a palavra, era para animar e para exortar a ir em frente.
Não sei se tratava a todos como a mim, mas quis-me parecer que gostava das atitudes militares, algo como de destemido, valente, cavaleiro. Sim, tinha uma alma de cavaleiro e às vezes também o tom. Teria montado com gosto sobre o cavalo de S. Jorge para me fazer montar e ver como era necessário para lançar-se ao assalto da perfeição.
Agrada-me descrever assim o Bom Padre, porque creio que é um aspecto que não lhe é conhecido. Ao mesmo tempo que dirigia o Noviciado, era também superior da casa, e por isso da Escola Apostólica. Ele intervinha às vezes: Quando os rapazes necessitavam de um pouco de medo! Apesar disso, não queria ser esquivo, ao contrário gostava que nos ríssemos e fizéssemos rir os rapazes.
Recordo-me que um dia de festa… (não há que esquecer que então eram tempos primitivos ou pré-históricos), os professores jovens quiseram ser os actores de uma comédia. O Pe. André assistia à comédia. Para acentuar os contrastes, eu que representava bastante bem se não em altura, ao menos como gordo, uma vara para o lúpus, tinham-me colocado uma barriga avantajada, postiça naturalmente. A personagem que eu representava arrancou lágrimas ao Pe. André, que não me reconheceu. Depois da sessão abordou-me: Querido irmão, quem era aquele gordo que me fez rir tanto? Não fui capaz de o reconhecer! E quando eu lhe disse divertido que não distinguia melhor aos seus queridos filhos, replicou com alegria e quase com loquacidade, com um tom um pouco meridional: De verdade, não te conheci. Continua, querido filho, com a alegria e o divertimento da casa! Há que divertir as crianças! Há que fazer-lhes o bem, divertindo-as…
Quando no dia seguinte já a festa tinha passado, era necessário esquecer todo o sucedido e ele continuava a insistir na humildade, no recolhimento, na obediência.
Esta é a vida do Pe. André tal como eu a vi com os meus próprios olhos.
(de umas folhas escritas à mão, com uma letra muito pequena, em francês, a que presumo que falte alguma, pelo Pe. Jacquemin, noviço, primeiro assistente, e depois sucessor desta grande figura quase desconhecida da nossa Congregação)

Sem comentários: