sexta-feira, 21 de julho de 2023

Senhor do sábado e não só


6ª feira – XV semana comum

O Filho do homem é Senhor do sábado.

 

Alguém tentava corrigir os judeus que não queriam trabalhar ao sábado.

- Afinal tu trabalhas ao sábado. Tu comes, pões os dentes a trabalhar, o estômago a trabalhar… Não sejas tão fundamentalista porque afinal tu trabalhas também ao sábado. Dizes uma coisa, mas fazes outra.

Outro dizia que Deus também trabalhava sempre… Até mesmo ao sábado. Então ele não cuida de nós também ao sábado? É por isso que dizemos que e ele está em toda a parte e cuida de nós. De facto, nós damos muito trabalho a Deus… mesmo ao sábado.

E Jesus que respondeu?

- O Filho do homem é Senhor do sábado.

E esta resposta é mais global ou mais transversal.

Ele é Senhor do sábado, Senhor do tempo e Senhor da eternidade.

É Senhor dos minutos, das horas, dias, semanas, anos e séculos.

É o Senhor da vida, de todas as criaturas, da terra e dos céus.

É o Senhor de tudo o que existe, do que passa e do que não passa.

Ele é o Senhor de todos e de tudo, de sempre e de toda a parte.

 

À margem:

Um sacerdote visitou, certa vez, uma família, onde havia um filho, criança ainda. Mas bastante inteligente e vivo. Durante o almoço, o sacerdote quis experimentar o conhecimento de catecismo do rapaz e disse-lhe:

- Meu Menino: eu dou-te uma maçã destas, se me disseres onde está Deus?

- E eu, Sr. Padre, dou-lhe um cesto inteiro de maças se me disser onde Deus não está!... respondeu o pequeno

 

Ver também

Do êxodo à misericórdia

Misericordiados

 

Sem comentários: