domingo, 16 de julho de 2023

Semeadores, não ceifeiros


Ano A – XV domingo comum

 

Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se à beira-mar. Reuniu-se à sua volta tão grande multidão… Disse muitas coisas em parábolas, nestes termos – Saiu o semeador a semear.

Porque é que Jesus ensinou a parábola do semeador, não no campo, mas junto à praia?

- Porque devemos semear em todo o lugar, na praia, no mar, no campo, nos montes, no trabalho, no lazer, em casa, na praça…

- Porque era aí que estava uma grande multidão. De facto, Jesus vai até onde está o povo e este junta-se a Jesus. Neste tempo de verão é de facto na praia onde há mais multidões.

- Porque junto á água do mar era o lugar mais aprazível. Ouvir Jesus com gosto, estando bem, fica-se ainda melhor.

- Porque a praia é um lugar de chegadas e de partidas, é um porto que nos liga a outras paragens e nos faz alargar horizontes. Semear é, portanto, pensar nos outros, pois um semeia, outro rega, outro ceifa etc… Semear é marcar encontro com os demais.

- Porque Jesus não queria falar de campo nem de terrenos, mas de corações que devem acolher a semente da palavra de Deus.

 

Jesus nos deixou a parábola do semeador, não do ceifeiro.

Na Igreja de Jesus não precisamos de ceifeiros.

A nossa missão não é colher sucessos, conquistar as ruas, dominar a sociedade, encher as igrejas, impor nossa fé religiosa.

O que precisamos são semeadores.

Os discípulos de Jesus são os que semeiam palavras de esperança e gestos de compaixão por onde passam.

Quando Jesus diz que a seara é grande e os trabalhadores são poucos, nós instintivamente pensamos logo nos ceifeiros. Mas devemos pensar antes dos semeadouros, pois sem estes não haverá os outros. Semeemos e Deus fará o resto.

Esta é a conversão que devemos promover entre nós hoje: passar da obsessão da "colheita" ao trabalho paciente da semeadura.

Hoje, no final da eucaristia, os meus paroquianos foram convidados a levar recolher algumas sementes de trigo e levar para casa como lembrança de duas coisas:

- Para recordar-se que cada um é semeador e deve semear onde quer que esteja.

- Para lembrar ao levar uma semente dentro do bolso está a levar uma seara inteira. Basta frutificar e essa pequena semente frutificará em toneladas de trigo. Quem leva uma semente, carrega uma seara no bolso. Basta querer e frutificar.

 

Ver também:

O desafio de semear.

 

Sem comentários: