quinta-feira, 6 de julho de 2023

Aqui estou, Senhor


5ª feira – XIII semana comum

 

Deus chamou:

- Abraão.

Ele respondeu:

- Aqui estou, Senhor.

Aqui estou, eis-me aqui, conta comigo – são expressões que resumem a verdadeira oferta de Abraão. Ele oferecia-se totalmente a Deus e já não precisava de oferecer o seu filho.

É preciso ficar com a boca perto do coração e o coração em consonância com a boca e entregar-se totalmente a Deus.

 

Também Jesus dirá – eis me aqui, eis que venho…

Maria, sua mãe dirá também – Eis a aqui a serva do Senhor.

E todos os chamados responderão da mesma forma.

É a oferta que Deus espera.

 

A passagem de testemunho

Por que é que Deus escolheu Abraão para iniciar o seu povo?

Não foi pelo seu monoteísmo, nem pela sua peregrinação, nem pela argumentação da sua oração… Foi simplesmente porque Deus sabia que ele iria passar o testemunho da sua fé. Abraão passaria às gerações futuras aquilo que recebeu. Deus escolheu-o pela continuidade.

De facto, não basta receber. É preciso receber e transmitir.

Quem não passa o testemunho aos outros não é digno de Abraão.

 

A ternura da fé

Há quem diga que esta página do Génesis é cruel e dramática. Como é que Deus pode exigir tal sacrifício?

Abraão sempre se comportou com dignidade. Acho até que em vez de crueldade sobressai antes a ternura comovente de Abraão, quer para Deus, quer para o próprio filho.

Abraão não resmunga, não protesta, não procura desculpas, não se defende, mas age com toda a dignidade e delicadeza carinhosa.

- Aqui estou, Senhor.

- Toma o teu filho que tanto amas…

- Eu e o menino iremos além fazer adoração e voltaremos para junto de vós.

Nada fez transparecer a preocupação ou a angústia.

Seguiram juntos o caminho.

- Meu pai, disse Isaac…

- Que queres meu filho.

- Onde está o cordeiro?

- Deus providenciará.

De facto, Deus tinha providenciado o nascimento de Isaac, o cordeiro que pedia agora para ser imolado.

E continuaram juntos o caminho.

Abraão atou o seu filho e deitou-o sobre a lenha do altar…

- Abraão, Abraão…

- Aqui estou, Senhor…

- Abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência.

 

Deus providenciará

Pelo amor a Deus, Abraão não hesitou em puxar o cutelo para imolar o seu filho.

- Deus providenciará – era a certeza de Abraão.

Esta profecia não se realizou apenas no tempo de Abraão, quando apareceu um cordeiro para ser imolado em vez de Isaac.

A profecia realizar-se-ia ao completar-se os tempos, quando por amor dos homens, Deus não hesitou entregar o seu Filho para morrer no altar da cruz.

Assim se cumpriu plenamente a profecia de que Deus iria providenciar.

 

Ver também:

Deus providenciará

 

Sem comentários: