sexta-feira, 14 de julho de 2023

De que lado estamos nós


6ª feira – XIV semana comum

Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos...

Barack Obama conta um episódio da sua adolescência:

“Certa vez quando a minha mãe descobriu que eu fizera parte de um grupo que andava a gozar com um miúdo na escola, fez-me sentar à frente dela, de lábios franzidos de deceção.

- Sabes, Barry – disse ela – há pessoas no mundo que só pensam em si mesmas. Não se ralam com o que acontece às outras pessoas, desde que elas consigam o que querem. Rebaixam as outras pessoas para se sentirem importantes. Mas há também pessoas que fazem o contrário, que conseguem imaginar como devem os outros sentir-se e que têm o cuidado de não fazer nada que os magoe. Ora – concluiu ela, a encarar-me fixamente – que espécie de pessoa queres tu ser?

Senti-me muito mal. Como fora intenção dela, a pergunta não me largou durante muito tempo.”

 

Jesus lembra no trecho do Evangelho de hoje que neste mundo há ovelhas no meio de lobos e lobos no meio de ovelhas. De que lado é que nós estamos? Que pessoas queremos ser? Se nos sentimos enviados por Deus não há nada a temer. Basta ser prudentes e simples. Quem se aguentar assim até ao fim será salvo.

 

Ver também:

Rastejar e voar

 

Sem comentários: