domingo, 5 de março de 2023

Primeira romaria quaresmal


Ano A- II domingo da quaresma

Na primeira leitura Abraão é a prefigura de um romeiro que sai da sua casa, sai da sua terra e vai pelos caminhos do mundo guiado pela fé e esperança, movido pelo amor Àquele que o chamou e enviou.

Na página do evangelho assistimos à primeira romaria quaresmal com a subido ao Monte Tabor. Jesus vai à frente, como em qualquer romaria. Seguem-no Pedro, Tiago e João que representam respetivamente a comunidade dos crentes, a comunidade dos triunfantes e a comunidade dos adoradores. Fazem uma ascese, elevam o nível do seu esforço. Ouvem o Evangelho (Jesus), os profetas (Elias) e a Lei (Moisés). Deixam envolver-se no mistério de Deus e ficam diferentes porque melhores e melhores porque diferentes. Jesus apresenta-se tal como é, desde o princípio – o Filho de Deus, glorioso e resplandecente. E os discípulos voltam com novos olhos. Depois desta escalada quaresmal ao Monte Tabor cada um regressa com uma nova e melhor versão de si mesmos. Todos ficaram transfigurados.

 

Também os irmãos romeiros depois de uma romaria voltam com uma melhor visão de Jesus Cristo. Regressam também com os olhos purificados e com uma nova visão de si mesmos, da sua história, do seu futuro, da sua família e da sua comunidade.

Só assim vale a pena fazer uma romaria quaresmal, só assim vale a pena passar pelo caminho quaresmal.

 

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2023

Ascese quaresmal, itinerário sinodal

O evangelho da Transfiguração é proclamado, cada ano, no II domingo da Quaresma. Realmente, neste tempo litúrgico, o Senhor toma-nos consigo e conduz-nos à parte. Na quaresma somos convidados a subir a um alto monte juntamente com Jesus, para viver com o Povo santo de Deus uma particular experiência de ascese.

À semelhança da subida de Jesus e dos discípulos ao Monte Tabor, podemos dizer que o nosso caminho quaresmal é sinodal, porque percorremos juntos pelo mesmo caminho, discípulos do único Mestre…

O caminho ascético quaresmal e, de modo semelhante, o sinodal, têm como meta uma transfiguração, pessoal e eclesial.

O retiro quaresmal não é um fim em si mesmo, mas prepara-nos para viver, com fé, esperança e amor, a paixão e a cruz, a fim de chegarmos à ressurreição.

 

Ver também:

Como as estrelas do céu


Sem comentários: