segunda-feira, 20 de março de 2023

O Coração de São José


Solenidade de São José, 

Esposo da Virgem Santa Maria

Houve no passado uma tentativa de promover a devoção ao Coração de São José, intimamente unido aos Corações de Jesus e de Maria.

Ao contemplarmos o coração de Jesus (aberto pela lança e uma coroa de espinhos) e o Coração Imaculado de Maria (com uma espada e uma coroa de rosas) parece que salta à vista o coração de São José (ornado com uma coroa de lírios, da pureza e de homem justo.)

Há até algumas orações ao Coração de São José.

Quero apenas dizer que isso me parece uma expressão simples e um pouco ingénua da devoção a Jesus, Maria e José.

Hoje, quero partilhar uma reflexão sobre o coração de São José.

Já fizemos outras reflexões sobre a sua boca, os seus olhos, seus ouvidos, seus pés, suas mãos, manto, lírio etc. etc.

Porque não contemplar e aprender do seu coração?

Vejamos o seu coração em 3 D, ou seja, em 3 dimensões.

1ª dimensão – O Coração de São José é um coração de Pai, de Esposo e de Justo (crente, ou seja, um coração de Filho). É o que nos sugerem os evangelhos. O Papa Francisco escolheu esta dimensão para dar o nome à sua Carta Apostólica com a qual convidou a celebrar o Ano dedicado a São José – Patris Corde – com coração de pai.

Isto tem um duplo sentido – José teve um Coração de Pai e foi Pai de Coração; teve um Coração de Esposo e foi um Esposo de Coração; e teve um Coração de Crente (Justo) e foi um Crente ou Justo de Coração.

2ª dimensão – O Coração de São José foi simples, humilde e obediente.

Isto também por dois motivos. Porque ele foi dos primeiros a seguir o convite de Jesus, mesmo sem ter sido expresso) – aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. E porque José esteve aprendeu mais e melhor porque esteve mais perto do original. Parecia que era o Menino Jesus que, como qualquer filho, aprendia do seu pai, mas afinal foi José que mais aprendeu do seu filho Jesus.

3ª dimensão – O coração de São José é um coração escondido.

E também por dois motivos. Porque sempre viveu na sombra, no silêncio e no recolhimento, mas acima de tudo porque escondido atrás do Coração de Jesus. De facto, José apresenta-se com o Menino Jesus ao colo. Nós não vemos o seu coração que está atrás do Menino Jesus. Porque ele quis unir para sempre o seu coração ao coração de Jesus.

 

Aprendamos com São José a ter um coração de filhos e a ser filhos de coração, escondendo o nosso coração atrás do Coração de Jesus, ou seja configurando o nosso coração com o coração de Jesus.

 

 

Sem comentários: