terça-feira, 14 de março de 2023

As contas do perdão


3ª feira – III semana da quaresma

Das memórias (possíveis) de Simão Pedro,

contadas na primeira pessoa

 

- Quantas vezes ao dia devo perdoar? – Perguntei um dia, cheio de boa vontade, a Jesus.

- Ó Pedro, mas que perguntas sem sentido! Já alguma vez fizeste a pergunta quantas vezes deves amar uma pessoa durante o dia? Ninguém faz essa pergunta porque devemos amar sempre, devemos perdoar sempre. Mas já que queres números aqui vão eles. Deves perdoar ao dia não 7 vezes, mas 70 vezes 7.

Então eu, Pedro, ajoelhei-me e comecei a fazer essas contas na poeira do caminho:

- 70 vezes 7 são 490. O dia tem 24 horas, mas como dormimos 8 horas, então só podemos perdoar durante as restantes 16 horas. Dividindo 490 por essas 16 horas dá 30,62 vezes por hora. Logo, de 2 em dois minutos devo perdoar, concluí satisfeito pela correta operação matemática, mas um pouco surpreendido pela exigência do resultado.

Jesus corrigiu-me:

- Pedro, Pedro. As contas estão perfeitas, mas a conclusão é diferente – Tu deves perdoar de 2 em 2 minutos, isto é, não podes esperar mais de 2 minutos para perdoar alguém.

E o assunto ficou por aí.

Vários meses mais tarde, mais precisamente depois da Ressurreição de Cristo, estando eu na praia com outros discípulos, apareceu Jesus no nosso meio e fez-me 3 perguntas, ou melhor, fez-me a mesma pergunta 3 vezes e eu em menos de 3 minutos tive de responde-las. Pensei que Jesus queria corrigir-me diante dos outros por o ter negado por 3 vezes naquela sexta-feira trágica, mas ele já tinha perdoado e esquecido. Lembrei-me então das anteriores contas de 70 vezes 7. Abaixei-me diante de Jesus e comecei a fazer contas na areia e cheguei à conclusão que em 2 minutos apenas tive de dizer por 3 vezes a Jesus que o amava.

Então declarei solenemente a Jesus:

- Senhor, eu sabia que não posso esperar mais de 2 minutos para perdoar ao meu irmão e por isso não posso guardar ressentimento mais que 2 minutos. Agora aprendi que também em 2 minutos devo dizer 3 vezes que vos amo como meu Mestre e Senhor.

De facto, não podemos esperar mais de 2 minutos para mostrar o nosso amor ao irmão, perdoando-lhe de todo o coração.

Também não podemos esperar mais de 2 minutos para mostrar o nosso amor a Deus, testemunhando a nossa fé e temor.

 

Estas são as contas do perdão ou o perdão das contas.

Estas são as contas do amor ou o amor nas contas.

As contas do perdão são como as contas do amor.

E as contas do amor são como as contas do perdão.

As contas do próximo são como as contas de Deus.

E as contas de Deus são como as contas do próximo.

 

Ver também:

Quanto devo perdoar

 

 


Sem comentários: