domingo, 10 de julho de 2022

O nome do bom samaritano

 

O nome do bom samaritano

 

Ano C – XV domingo comum

Três filosofias diferentes

Podemos constatar três filosofias na parábola do Bom Samaritano, três maneiras diferentes de como viver e relacionar-se com os outros. Cada filosofia está representada pelos personagens da história que Jesus contou.

1ª – A primeira filosofia que identificamos na história, é a filosofia dos bandidos, que podemos chamar de filosofia da subtração. Há pessoas que passam pela vida e se dedicam em subtrair dos outros, sugar o máximo os seus semelhantes. Aproveitar o máximo da vida, dos outros e deste mundo. Tirar todos os recursos da terra, extorquir tudo quanto pode, sem pensar nos outros nem no amanhã. É a filosofia dos bandidos desta parábola.

2ª – A outra filosofia é a da conservação ou da indiferença daqueles profissionais da religião que passaram ao lado, sacerdote e levita. Fecharam-se em si mesmo, conservaram-se estáticos ou passivos, conservaram os olhos fechados (viram, mas fingiram não ter visto) porque o seu coração conservava-se fechado. – Isso não é nada comigo, continuo indiferente na minha estrada.

3ª – A filosofia da doação, a experiência do dar, foi assumida pelo samaritano. Consiste em ir ao encontro de quem precisa, usar misericórdia sem perguntar se merecia ou não, sem esperar recompensa, sem saber o nome nem revelar o seu próprio nome.

A filosofia do samaritano é a de Jesus, a experiência de Jesus vivenciada pelo samaritano. Jesus não só dá, mas dá-se a si mesmo, entrega a sua vida.

Semelhanças entre o bom samaritano e Jesus:

- O samaritano compadeceu-se do ferido, Jesus compadeceu-se de nós.

- O samaritano desceu da sua montada para socorrer o ferido; Jesus desceu muito mais, desceu do céu, veio ao mundo para nos salvar.

- O samaritano tratou as feridas do homem caído. Jesus também trata das feridas do nosso coração.

- O samaritano derramou óleo e vinho sobre as feridas. Jesus unge-nos com o óleo da consolação e com o vinho da esperança e da alegria (unção do Espírito Santo e o vinho da nova aliança que é o seu sangue).

- O samaritano levou o homem ferido até um lugar onde ele pudesse ser cuidado e ficar bom. Jesus leva-nos para a sua igreja, onde podemos ser ficar e ser encorajados.

- O samaritano pagou o tratamento daquele homem com duas moedas de prata; Jesus pagou pela nossa salvação com a sua própria vida.

- E por último, o samaritano prometeu voltar. Jesus também prometeu que um dia voltaria para nos levar para o céu.

Esta é a vida feita doação.

 

Sem nome

Um padre, no norte da Europa, estava a viajar a pé, em pleno inverno, quando foi apanhado por um violento nevão. Os ventos eram fortes e logo ele viu-se perdido e prestes a congelar até a morte. Desesperado, sentou-se sem saber o que podia fazer. Exatamente naquele momento, um homem passou por aquele lugar num veículo puxado por cavalos. Vendo o padre ali obstruído, colocou-o sem demora no seu carro levando-o até o vilarejo mais próximo, onde tinha a certeza de que receberia os cuidados necessários. Quando o homem se preparava para continuar o seu caminho, o sacerdote perguntou:

- Diga-me qual é o seu nome porque desejo rezar por si e lembrá-lo sempre diante de Deus, com gratidão eterna pelo que me fez.

O homem que o salvara respondeu:

- Vossa reverência é um sacerdote. Por favor, diga-me o nome do Bom Samaritano.

- Eu não posso dizer, porque o seu nome não aparece no Evangelho – respondeu o padre.

Então o homem concluiu:

- Vou então ocultar o meu nome até que me diga o nome do bom samaritano.

De facto, nem o homem assaltado, nem aqueles que o assaltaram, nem o sacerdote e o levita, nem mesmo o samaritano têm nome nesta parábola.

Porquê?

Porque podem ser cada um de nós, eu ou tu. O nome de cada um deles pode ser o nosso próprio nome.

Mas querem saber mesmo qual o nome do bom samaritano?

Eu tenho a certeza que se chama JESUS CRISTO.

À margem

Na parábola do bom samaritano, quando Jesus perguntou quem parecia ter sido o próximo do homem assaltado, o doutor da lei, em vez de responder “o samaritano”, como tinha ouvido, disse: “aquele que usou de misericórdia para com ele”.  

Todo esse rodeio, apenas para não proferir a palavra samaritano, que era um estrangeiro ou sectário.

Isto que dizer várias coisas:

- Pode indicar que o bem desfaz qualquer fronteira, raça ou outras distinções e por isso deixou de haver samaritanos e judeus, mas apenas quem usa de misericórdia…

- Por outro lado pode indicar que ele fez o bem não por ser samaritano, mas por ter um coração misericordioso.

- Por fim pode querer dizer simplesmente que o doutor da lei tinha dificuldade em aceitar o facto de ter sido um samaritano a fazer o bem em oposição ao sacerdote ou levita.

 

Ver também:

O coração do bom samaritano

Jesus samaritano

Vai e faz o mesmo

Um samaritano bom

Versão alegórica

Bom samaritano

Ver com o coração

Fazer o mesmo

 

Sem comentários: