sexta-feira, 22 de julho de 2022

Procurar e ser encontrado


Festa de Santa Maria Madalena

Disse Jesus:

- Mulher, porque choras?

Ela respondeu:

- Se foste tu que levaste Jesus, diz-me onde o puseste para eu O ir buscar.

Disse-lhe Jesus:

- Maria!

Ela respondeu em hebraico:

- Rabuni! Que quer dizer Mestre.

 

Procurou e foi encontrada

Primeiro Jesus chama-a disfarçadamente de mulher, para confirmar a sinceridade do seu amor.

Depois interroga sobre a causa da sua dor. Assim aumenta-lhe o seu desejo.

Maria ao mencionar o nome de Jesus, a quem procurava, mais se inflamou no amor que lhe tinha.

Depois Jesus chama-a pelo seu nome Maria. Depois de a ter tratado pelo nome comum de mulher, sem que ela O tenha reconhecido, chama-a pelo seu nome próprio. Foi como se lhe dissesse abertamente: ‘reconhece aquele que te conhece a ti. Não é de modo genérico que te conheço, mas pessoalmente.’ Por isso Maria, ao ser chamada pelo seu nome, reconhece quem lhe falou e imediatamente lhe chama Mestre. Era ele a quem procurava externamente e era Ele que a ensinava interiormente a procurá-lo.

 

Conclusão:

Jesus, antes e depois da sua ressurreição, outrora como ainda hoje, continua a ser o mesmo mestre, o mesmo pastor que conhece as suas ovelhas pelo seu próprio nome. É ele que nos procura, que nos chama e vem ao nosso encontro e nos desperta o desejo de o encontrarmos.

Que Maria Madalena nos ensine a procurar o Senhor e a deixar-nos encontrar por Ele.

 

Maria Madalena é a encarnação do Salmo 62

Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro.
A minha alma tem sede de Vós.
Por Vós suspiro,
como terra árida, sequiosa, sem água.

Quero contemplar-Vos no santuário,
para ver o vosso poder e a vossa glória.
A vossa graça vale mais que a vida;
por isso, os meus lábios hão de cantar-Vos louvores.

Assim Vos bendirei toda a minha vida
e em vosso louvor levantarei as mãos.
Serei saciado com saborosos manjares
e com vozes de júbilo Vos louvarei.

Porque Vos tornastes o meu refúgio,
exulto à sombra das vossas asas.
Unido a Vós estou, Senhor,
a vossa mão me serve de amparo

 

 

Sem comentários: