segunda-feira, 26 de março de 2018

Companheiros de viagem



Para assinalar a data da chegada do Pe. Dehon a Portugal na sua primeira viagem (de 26 de março a 3 de abril de 1900) queremos satisfazer uma curiosidade:

Com quem viajou o Pe. Dehon 
por Portugal?

No livro que relata essa viagem “Au-delà des Pyrénées” e no seu diário ficámos a sabemos quando e por onde andou, mas não vemos nenhuma referência aos seus companheiros de viagem.
A viagem começou a 4 de março, partindo de Paris de comboio para Barcelona, visitando depois Gibraltar, Tânger e Sevilha. Daqui foi direto para Lisboa onde chegou na tarde do dia 23 de março de 1900.
Visitou Lisboa, Sintra, Alcobaça, Batalha, Leiria, Coimbra e Porto donde saiu de comboio direto para Badajoz a 3 de abril. Visitou depois Salamanca, Alba de Tormes, Santiago de Compostela, Pamplona, Zaragoza, passando pelo sul da França a caminho de Roma…
Supõe-se que o Pe. Dehon, nesta viagem, tenha sido acompanhado pelas Senhoras Malézieux que haviam sugerido a viagem – “Uma bela viagem a Espanha foi-me proposta pelas senhoras Malézieux. Aceitei.” (NQ XV/1900, 120).
A confirmação vem de Alba de Tormes. O Pe. Dehon ao visitar o túmulo de Santa Teresa Jesus deixa a sua assinatura juntamente com um pedido: “Boa Santa, apresentai as minhas intenções ao Divino Mestre que não vos recusa nada. L. Dehon, Sup Gen des Prêtres du S. Coeur”
E antes da data da visita surgem outras duas assinaturas:
Ms Henri Malézieux
Mme Emile Malézieux















A família Malézieux era muito influente em São Quintino. Desde 1871 O Pe. Dehon visitava a sua casa (NQ IX, 92) e considerava-a benfeitora das suas obras (NQ VIII – 1903).
Várias vezes teve a sua companhia nas suas viagens, por exemplo, para além de Espanha e Portugal:
- Em 1898 pela Sicília (NQ XII, 90)
- a Lourdes e aos Pyrénées em 1904 (NQ XVIII, 135)
- a Roma em 1906 (NQ XX, 39).
Em outubro de 1917 escrevia o Pe. Dehon no seu diário: “Fui a Braille de 27 a 29 fazer uma visita de família à Senhora Malézieux. É um dever de caridade. Esta senhora tem 86 anos e talvez já não a verei mais…” (NQ LXI, 72). Será a mesma senhora que o acompanhava nas viagens? Continuaremos a investigação.
Para além disso sabemos que a sobrinha do Pe. Dehon, Marthe Louise Dehon foi casada em primeiras núpcias com André Malézieux e em segundas núpcias com o nobre Aphonse André Robert de Bourboulon. Haverá ligação entre com a mesma família Malézieux? Esta relação ficará para estudar noutra ocasião.

Conclusão
Estamos em condições de concluir que o Pe. Dehon viajou por Portugal na companhia de Henri e Emilie Malézieux.
Ficamos a aguardar mais pormenores destas duas personagens colegas de viagem do Pe. Dehon.

Sem comentários: