quinta-feira, 1 de março de 2018

Aquecer o coração



Resumo da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2018
“Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos” (Mt 24, 12).
A Quaresma é o sinal sacramental da nossa conversão…
Na Divina Comédia, ao descrever o Inferno, Dante imagina o diabo sentado num trono de gelo; habita no gelo do amor sufocado.
Interroguemo-nos: como se resfria o amor em nós?
O que apaga o amor é, antes de mais nada, a ganância do dinheiro, depois dela, vem a recusa de Deus e, consequentemente, de encontrar consolação nele, preferindo a nossa desolação ao conforto da sua Palavra e dos Sacramentos.
A própria criação é testemunha silenciosa deste resfriamento do amor porque envenenada por resíduos, mares poluídos, céus com instrumentos de morte…
E o amor resfria-se também nas nossas comunidades. Os seus sinais são a acédia egoísta, o pessimismo estéril, a tentação de se isolar em guerras fratricidas, a mentalidade mundana, a redução do ardor missionário.
Que fazer? Dedicar mais tempo à oração, praticar a esmola para ajudar o nosso irmão, fazer jejum que tira força à nossa violência, desarma-nos, constituindo uma importante ocasião de crescimento. Ouvir a palavra do Senhor e alimentar-se do Pão Eucarístico permitirá que o nosso coração volte a inflamar-se de fé, esperança e amor.
Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus.
No lume novo da Páscoa acendamos e aqueçamos o nosso coração.

A minha conclusão:
O Papa baseia a sua mensagem no esquema de VER, JULGAR e AGIR.
Se nós nos queixamos do frio do corpo, façamos tudo para que Deus nunca se queixe do frio da nossa alma e do nosso coração.
É preciso acompanhar a Jesus, para que, quais discípulos de Emaús, também digamos - Bem nos ardia o nosso coração…



Sem comentários: