terça-feira, 23 de agosto de 2016

Temer o fim do mundo

3ª feira – XXI semana comum

Da 1ª leitura:
“Não vos deixeis abalar facilmente, nem alarmar… pelo fim do mundo. Permanecei firmes…”

Estas palavras de Paulo é uma exortação não para temer o fim do mundo, mas para alentar à ação, continuar a cumprir com os deveres, obrigações e compromissos cristãos.

“O Coronel Davenport durante uma jornada de trabalho da Associação de Representantes de Connecticut, em 1789, foi interrompido por uma terrível tempestade que causou grande pânico entre os assistentes. Os relâmpagos, os trovões, e a força dos ventos que atingiam o edifício fizeram pensar a todos que o juízo final estava prestes a chegar.
Os presentes pediram a Davenport que suspendesse a sessão, pois as trevas e o medo impediam-nos de continuar a trabalhar.
O coronel pôs-se de pé e com voz forte e segura disse-lhes:
- Senhores delegados. O dia do juízo final pode estar para breve como também pode tardar muitos anos. Ninguém o sabe. Se não está perto, então não temos com que nos preocupar; a tempestade passará e continuaremos tranquilos… Mas se o juízo final está muito perto, eu prefiro que me encontre cumprido com o meu dever e bem ocupado. Por favor, tragam algumas velas para iluminar minimamente a sala e continuemos a sessão sem problemas.

De facto, se isto não é o fim do mundo, trabalhemos que mais cedo ou mais tarde o temporal passa, e se é o fim do mundo, trabalhemos, pois convém que Deus nos encontre activos e fieis aos nossos deveres.


Sem comentários: