terça-feira, 3 de maio de 2016

Testemunho (1)


Aproximou-se de mim, numa mesa de um café do hotel, enquanto tomava o pequeno-almoço, uma jovem japonesa que me perguntou se eu era sacerdote. Quando lhe disse que sim, ela pediu:
- Poderia explicar-me quem é a Virgem Maria?
As suas palavras surpreenderam-me:
- Porque me faz essa pergunta?
-É que ontem ouvi rezar pela primeira vez a Ave-Maria e, não sei porquê passei a noite a chorar…
Então tive que ser eu a explicar que também eu precisaria de passar a muitas noites a chorar para responder àquela pergunta… e repeti, como única resposta o que o Cura de Tocy disse ao jovem sacerdote no Diário de um Pároco de aldeia de Bernanos: Rezas à Virgem Santa? É nossa mãe, sabes? É a mãe do género humano. A nova Eva; mas é ao mesmo tempo, sua Filha. O mundo antigo e doloroso o mundo anterior à graça. Embalou-a durante muito tempo em seu coração desolado. Numa espera obscura. Durante séculos, protegeu com as suas mãos carregadas de crimes apequena donzela cujo nome nem sequer conhecia… Ninguém viveu, sofreu, morreu com tanta simplicidade …

(Este é um testemunho de José Luís Martín Descalzo, in Vida e Mistério de Jesus de Nazaré I)

Sem comentários: