terça-feira, 31 de maio de 2016

Cartão de visita






















Festa da Visitação de Nossa Senhora 

Porquê tanta pressa?

- Para Ricciotti, Maria foi visitar a sua parenta para congratular-se com ela, porque as palavras do anjo tinham deixado claramente entrever os particulares vínculos que havia de unir os dois filhos, como já tinham unido as duas mães.
- Lapple insiste antes no desejo de Maria contemplar o milagre operado por Deus na sua prima.
- Péres de Urbel crê que vai sobretudo felicitar sua prima.
- Pe. Fernandes insiste sobretudo na caridade. O coração de Maria não aguentou ficar em casa ao saber que a sua presença podia ser útil junto de Isabel.
- Rops vê o desejo de esclarecer melhor o que o anjo tinha dito comprovando por si mesma este facto que tanto lhe dizia respeito.
- Cabodevilla acentua a perspetiva providencialista: Maria vai ver a sua prima porque sabe que Isabel entra, de algum modo, nos planos de Deus sobre Maria. A Mãe do redentor tem que visitar a mãe do precursor, a fim de que se cumpra toda a justiça…
- Primeira procissão do Corpo de Deus.
Jovem viva e alegre, sai apressadamente, apressada vai partilhar a sua felicidade. Esta necessidade de partilhar é a raiz da alma do apóstolo. Maria será a rainha dos apóstolos. Não pode perder tempo.
Viagem longa e difícil, 150 km. Maria chegou ao fim de não menos de quatro dias à casa de Isabel.
Menino saltou de alegria – não foi o simples movimento natural do menino no seio durante o sexto mês. Foi um salto de alegria. O menino João grita, como arauto que anuncia o rei.
Maria foi a primeira Cristófora, a primeira apóstola.
Cf. José Luís Martín Descalzo, Vida e mistério de Jesus de Nazaré I,Editorial Missões, Cucujães,1994
















Quem fez melhor caminho?

O anjo apartando-se da Senhora tornou para o céu a levar a resposta da sua embaixada; e a senhora caminhando para as montanhas levou na custódia virginal de seu puríssimo ventre ao filho de Deus, e seu, para que ele santificasse o Batista. Agora pergunto: qual dos dois fez melhor caminho: o anjo indo para o céu ou a Virgem levando o Menino recém concebido para ajudar os outros?
O que vai ao céu vai receber o céu para si; o que vai converter almas vai dar o céu aos que converte, logo isto é o melhor e mais melhor.
Se só quereis salvar a vossa alma e ir ao céu, ide a outras religiões muito santas, segui outros mestres mas não o Mestre dos Mestres. Seguir a Cristo não é só salvar a alma própria senão as alheias: não é só ser bem-aventurado, mas fazer bem-aventurados, não é só ir ao céu, mas levar e meter ao céu todos os que por falta de fé ou de graça, andam longe dele.
Cf. Pe. António Vieira, Exortação doméstica em véspera da visitação, Baia capela noviciado.


Sem comentários: