quarta-feira, 18 de maio de 2016

Basílica de Cristo Rei
















Dia memorável

Celebra-se hoje o 96º aniversário da bênção e lançamento da primeira pedra da Basílica do Coração de Jesus em Roma, que depois se chamará de Igreja de Cristo Rei, projeto do Pe. Dehon e da sua Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus.
A celebração foi presidida pelo Cardeal Vigário Basílio Pompili com a presença dos cardeais Bégin e Ascalesi, alguns bispos, autoridades civis e outros convidados. Foi uma jornada memorável, escreveu o Pe. Dehon no seu diário.















Precisamente na mesma data, dia e ano, nasceu em Wadowice (Polónia) Karol Vojtyla, futuro papa João Paulo II. O próprio Papa realçou essa coincidência durante a sua visita à Basílica de Cristo Rei no seu 60º aniversário, em 1980.















Discurso do Pe. Dehon:
Eminência, Monsenhores, senhoras e senhores.
A nossa primeira homenagem vai hoje para o Coração de Jesus. Saudamos a sua realeza sobre as nações, famílias e corações. Oferecemos-lhe a nossa adoração, os nossos louvores e a nossa reparação. Pedimos que derrame as suas graças cada vez mais abundantes sobre a Igreja, seus ministros, sobre todas as nações e especialmente sobre as missões longínquas.
A seguir a nossa homenagem vai para o Sumo Pontífice, nosso Pai amado e venerado Bento XV, tão dedicado ao Coração de Jesus, e que nos deu esta missão, a nós Sacerdotes do Coração de Jesus.
Obrigado a Sua Eminência Cardeal Vigário, que se tornou o patrono desta fundação.
Obrigado ao Primeiro Responsável desta cidade e a todas as autoridades civis que se nos têm mostrado tão benevolentes.
Obrigado ao distinto arquiteto que preparou um belo projeto.
Obrigado a todos, senhoras e senhores, por nos honrarem com a vossa presença nesta cerimónia…
Que este templo se torne uma fonte abundante de graças para Roma, para a Igreja e para o mundo inteiro…
Roma, 18 de maio de 1920
























Maquete do projecto inicial da basílica, que depois foi redimensionada e simplificada.

Sem comentários: