terça-feira, 26 de abril de 2016

Dou-vos a minha paz

3ª feira - V semana da Páscoa

Deixo-vos a paz, e dou-vos a minha paz, diz Cristo, mas não no-la dou como a dá o mundo.
O que reparo nestas palavras, é que parece nos dá Cristo a mesma cousa duas vezes, e que de uma mercê faz dois benefícios ou de um benefício duas dádivas.
Na primeira cláusula dá-nos a paz, na segunda cláusula torna-nos a dar a paz.
Pois se a paz é a mesma, porque no-la dá duas vezes?
Nem é a mesma, nem no-la dá duas vezes.
Na primeira cláusula dá-nos a paz.
Na segunda cláusula dá-nos a paz sua.
E ser a paz sua, ou não sua, é grande diferença.
A paz não sua, é a paz que dá e pode dar o mundo.
A paz sua, é a paz que só dá e pode dar Deus; e esta é a paz que Cristo promete no Evangelho e a que nos deu. (Sermão do Pe. António Vieira)

























Ladainha da paz

A paz não é
a ausência de guerra.
A paz não é tirar alguém da terra
A paz não é
o fim de uma batalha.
A paz não é
vencer quem atrapalha.
A paz não é
a calma inconsciente.
A paz não é
calar quem é diferente.
A paz não é
um direito que se ganha.
A paz não é
um golpe ou artimanha.

A paz que eu quero deve ser
a plenitude
ou a alegria de viver
da juventude.

A paz não é
aquela que o mundo tem.
A paz não é
imposta a ninguém.
A paz será
o bem que eu fizer.
A paz será
aquilo que eu quiser.
A paz será
calar quando não apetece.
A paz será
felicidade que transparece.
A paz será
viver em comunhão.
A paz será
cantar a mesma canção.

A paz que eu quero deve ser
shalom, shalom.
a paz que vai acontecer
será um dom.



Sem comentários: