segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Epifania


Ontem celebrou-se a festa litúrgica da Epifania ou Revelação de Jesus Menino aos povos de toda a terra, na figura dos Magos.
Ao comparar a experiência dos Magos com a que se me depara hoje, sou levado a concluir que na actualidade somos mais afortunados do que eles. Temos maiores oportunidades e outras facilidades:

1º Nem é preciso sair de casa, percorrer longas distâncias, ou avançar durante a noite ou através das trevas para encontrar o Deus Menino. Nós hoje podemos encontrá-lo na Eucaristia, na oração da assembleia reunida em seu nome, na sua Palavra, nos Sacramentos ou no bem que fazemos ou que nos fazem.

2º Os Magos ofereceram daquilo que encontraram na terra, coisas que até nem lhes pertenciams... Nós temos oportunidade de oferecer do que é nosso, fruto do nosso empenho, só ofertas pessoais: o oiro do nosso coração, o incenso da nossa oração e a mirra da nossa vontade...

3º Naquele tempo, foi preciso que as pessoas viessem de longe para encontrar o Messias. Hoje é o Messias que é levado às pessoas que estão distantes, através dos seus enviados, missionários, pastores ou catequistas. Hoje quem vai ao encontro de quem? É sobretudo Deus quem vem ter connosco.

Sem comentários: