quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As Pedras de David


4ª Feira - II Semana Comum


“David tomou o seu cajado nas mãos, escolheu na torrente cinco pedras bem lisas e meteu-as no seu surrão de pastor. Depois, com a funda na mão, avançou contra o filisteu…
David meteu a mão no surrão, tirou uma pedra, arremessou-a com a funda e atingiu o gigante Golias na fronte. A pedra cravou-se-lhe na testa e ele caiu de bruços no chão. Foi assim, com uma funda e uma pedra, que David triunfou do filisteu e o feriu mortalmente, sem ter uma espada na mão…”

1ª Reflexão

Santo Agostinho, Santo Ambrósio, S. Gregório, e todos os padres, unanimemente entendem que a famosa funda de David, se foi maravilhosa pelo que obrou, mais misteriosa foi ainda pelo que significava.
Seja a primeira razão o número das pedras.
Por que escolheu David para a sua funda cinco pedras, nem mais nem menos? Para o tiro bastava uma, como bastou; e se o tiro se errasse, as outras quatro eram supérfluas, porque in bello non licet bis errare: na guerra não se permite errar duas vezes. - Quanto mais que David sabia não errar como destro, e sabia que não havia de errar como profeta. Pois, por que escolheu cinco pedras, se bastou e havia de bastar uma?
Escolheu uma para o tiro, e cinco para o mistério, porque esse, nem mais nem menos, é o número dos mistérios de que se compõe o Rosário: os gozosos cinco, os dolorosos cinco, os gloriosos cinco, e nem mais nem menos que cinco em todas as três diferenças. Daqui é que, sendo a pedra uma - tulit unum lapidem - como levava em si a virtude de todas as três diferenças, também causou os efeitos de todas três: de gozo para o povo, de dor para o gigante, e de glória para David. Mas diga-nos o mesmo David que esta foi a significação da sua funda, e que nela levou o Rosário, não só representado e meditado, senão já oferecido.
(CF Pe. António Vieira, Sermão XII, pregado na Sé da Baía, em 1639 depois da derrota da armada real)

2ª Reflexão

As Pedras de David.
Quais foram as pedras escolhidas por David?
Foram 5 as pedras de David

1ª PEDRA - A PEDRA DA CORAGEM.
David sabia que isso é fundamental na vida de um servo de Deus.
2ª PEDRA - A PEDRA DA OBEDIÊNCIA.
Deus não se agrada de pessoas desobedientes, pois vemos na palavra (I Sm 15:22) que é melhor obedecer do que sacrificar.
3ª PEDRA - A PEDRA DA PROMESSA.
David sempre deu crédito às palavras de Deus. Nunca esqueça, Deus é um Deus de promessa.
4ª PEDRA - A PEDRA DA UNÇÃO.
O profeta Samuel havia ungido a David para ser Rei em Israel, e ele não esqueceu que sobre ele estava a unção.
5ª PEDRA – A PEDRA DA FÉ
David esperava em Deus vencer o gigante. Tu que sonhas em vencer algum problema tem fé.

David enfiou a sua mão no alforge e tirou uma pedra, A PEDRA DA FÉ. David então já via Golias no chão antes mesmo de atirar a pedra. David atirou a pedra, mas a mira e a força é o Espírito Santo quem dá. Essa é a vida do servo de Deus, anda sempre com as armas CERTAS.
(Desconheço o autor)


Sem comentários: