segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Baptismo do Senhor


1ª Mensagem
A Festa do Baptismo de Jesus é a conclusão da quadra natalícia, a conclusão das epifanias ou das revelações que temos vindo a acolher. Tanta gente a falar de Jesus, tantas manifestações ou revelações:
Primeiro foram os anjos a revelar, os pastores continuaram a contar acerca do Menino, depois foi a Sagrada Família a falar d'Ele, a Virgem Maria Mãe de Deus, a Estrela, os Magos, João Baptista, André o Protóclito, Filipe e Natanael... e hoje é Deus Pai que dá testemunho, que fala ou que apresenta Jesus seu Filho ao mesmo tempo que o Espírito Santo o manifesta descendo em forma de Pomba sobre o Ungido, o Cristo... Este é o Meu Filho...
E nós? que dizemos, falamos, manifestamos ou falamos de Jesus?
Continuemos atentos pois tanta gente e tantos factos continuam a falar do Filho de Deus...

2ª Mensagem
O Baptismo de Jesus aponta para o nosso próprio baptismo. Através dele nós aceitamos a filiação divina. Também deus nos repete: Tu és meu filho em quem ponho todo o meu afecto...
É isto que realmente vale.
"São João Damasceno conta o seguinte facto:
Certo dia aproximou-se de um eremita velhinho, de cabelo todo branco, um homem e perguntou-lhe quantos anos tinha.
- Não tenho ainda trinta e cinco anos!... Respondeu o eremita.
- Então é bem penosa esta vida de solidão que em tão poucos anos vos deu a aparência de 80...
- Sim, é bem possível que eu tenha 80 anos de vida semelhante à dos animais, - respondeu o Santo. Mas para Deus só vivi 35 anos e para Ele só estes contam.. Converti-me e recebi o baptismo há cerca de 35 anos atrás."
Nós não valorizamos muito a data do nosso baptismo nem os anos que se lhe vão somando... mas isso é que realmente deve contar... os anos em que vivemos como filhos de Deus...

3ª Mensagem
Recebi o batismo, conforme era costume na altura, precisamente 8 dias depois de ter nascido.
Isto quer dizer que tenho tantos anos de vida terrena quantos de vida celeste, sou filho desta terra há tanto tempo como o só filho de Deus...
Tenho tantos anos de vida como de baptismo para que me lembre de viver todos os anos de vida como filho de Deus.

Sem comentários: