sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Rosário

Hoje celebramos Nossa Senhora do Rosário, mas afinal o que é o Rosário?

Rosário - Pessoa, Oração ou Objecto

1. Oração conjugada ou comparticipada
A ocasião porque este dia se dedicou à solenidade do Rosário foi, como todos sabem, a vitória que o mesmo Rosário alcançou contra todo o poder otomano na famosa batalha naval do Mar de Lepanto, em que o príncipe Dom João de Áustria foi o Josué, que pelejou com a espada, o Papa Pio V o Moisés, que venceu com as orações, e a Senhora do Rosário a vara de Aarão florescente, que na mesma hora da batalha, levada em procissão por todas as cidades da Cristandade, ao passo que dava vitória, ia ostentando o triunfo.

2. Oração de louvor
O que hoje chamamos Rosário, antes que as Ave-Marias se convertessem milagrosamente em rosas, chamava-se o Saltério da Virgem, porque assim como o Saltério era composto de 150 salmos, assim o Rosário se compõe de 150 saudações angélicas.

3. Oração e meditação
O Rosário compõe-se de oração vocal e mental; vocal nas orações que reza: mental nos mistérios que medita. Enquanto rezamos falamos com Deus: enquanto meditamos fala Deus connosco. O nosso rezar são vozes, o nosso meditar é silêncio; mas neste silêncio ouvimos melhor do que somos ouvidos nas vozes, porque nas vozes ouve-nos Deus a nós, no silêncio ouvimos nós a Deus.
 
4. Oração e compromisso
O Rosário, Saltério da Virgem, composto à semelhança do Saltério de David, com as dez cordas do Decálogo e mais as cinco do Quincálogo. O Rosário, espelho dos exemplos e mandamentos de Deus. O Rosário trazido e rezado é devoção, mas não rezado e trazido é hipocrisia: O hipócrita – diz S. Bernardo – traz a santidade no vestido, porque a não tem no espírito. Ajustemos as contas que havemos de dar a Deus: quem quiser dar boas contas a Deus, reze pelas do Rosário.

(Inspirado em Sermões do Pe. António Vieira, Séc XVII)

Sem comentários: