terça-feira, 18 de outubro de 2011

A B C

Hoje celebramos 3 efemérides:
- O dies Natalis da Serva de Deus Madre Wilson, fundadora das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, ou Vitorianas.
- O Aniversário da Dedicação da Sé Catedral do Funchal.
- A Festa de São Lucas, Apóstolo e Evangelista.

O nosso envolvimento é assim crescente, de uma congregação, passamos a uma diocese e desta à Igreja Universal.

Podemos acolher três simples mensagens, A, B, C:

A - de Alegria.
Segundo o Testemunho da Irmã Maria Salomé Barreto: "Depois da ida da Madre Wilson para o Convento de São Bernardino, parecia que ela tinha rejuvenescido. Longe estava de pensar que, no meio de tanta vida e tanta alegria, NOsso Senhor a chamaria uma semana após. Quando a ajudei a deitar-se e me deu a bênção com tanta satisfeição, disse-me que me fosse deitar e que, no outro dia, a chamasse cedo. Foram as últimas palavras ouvidas da sua boca; o médico disse que a sua morte foi DEVIDO À MITA ALEGRIA QUE SENTIA."
Morreu de alegria tal comotinha vivido a repartir alegria.
"Se há uma virtude a que devemos aspirar é a ALEGRIA", dizia muitas vezes.
Já que não seabemos se havemos de morrer assim de alegria, saibamos viver partilhando a alegria...

B - de Boa Nova
Jesus np recho do Evangelho envia os seus discípulos a anunciar a Boa Nova do Reino. São Lucas foi alguém que não só anunciou essa Boa Nova por palavras, isto é, com a boca, mas também com a mºao ou a escrita, como ainda através das obras, do bom exemplo ou da vida.
Saibamos nós também ser missionários da BOA NOVA através da nossa boca, da nossa escrita mas sobretudo através do nosso exemplo.

C - de Comunhão
A assinalarmos o aniversário da dedicação da Sé do Funchal tomamos consciência da nossa vocação à comunhão. Somos chamados a realizar uma Comunidade de fé, espernaça e caridade. É na comunidade local, na igreja diocesana que experimentamos a comunhão da Igreja universal.

Sem comentários: