domingo, 23 de outubro de 2011

Dia mundial das Missões


É a 85ª Jornada Missionária.

O Santo Padre partilhou uma mensagem para esta ocasião inspirada em Jo 20,21 – “Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós”.

Podemos resumir nesta citação toda a mensagem: “A missão universal empenha todos, tudo e sempre.”  Tudo pode ser resumido a 3 palavras:



- TODOS – O santo padre lembra que “os destinatários do anúncio do Evangelho são todos os povos… Não podemos permanecer tranquilos ao vermos que, depois de dois mil anos, ainda existem povos que não conhecem Cristo e ainda não ouviram a sua Mensagem de salvação… Além disso está a aumentar o número daqueles que, embora tenham recebido o anúncio do Evangelho já o esqueceram e abandonaram , já não se reconhecem na Igreja.”

Portanto o anúncio é para todos.

Também a responsabilidade é de todos. Todos nós somos evangelizadores e ao mesmo tempo evangelizados. Aliás  a melhor maneira de evangelizar é deixar-se evangelizar tal como a melhor maneira de aprender é ensinar e a melhor maneira de ensinar é aprender.



- TUDO – A acção missionária deve envolver tudo – o anúncio, a transmissão da palavra, a “solidariedade, o melhoramento das condições de vida das pessoas em países onde são mais graves os fenómenos de pobreza, subalimentação sobretudo infantil, enfermidades, carência de serviços médicos e para a instrução”:

Portanto tratar não só a alma mas também o corpo. Aliás o Pe. Dehon dizia: “O Evangelho ensina-nos que Jesus curava os corpos para chegar às mentes e multiplicou os pães para santificar as almas… E para conquistar as almas não curou ele os corpos, alimentou os famintos no deserto e encheu a rede aos pescadores?”

Usemos tudo ao nosso alcance para elevar até Deus os nossos irmãos, zelando pela sua dignidade humana e bem-estar.



- SEMPRE – O Dia Mundial Missionário “reavive em cada um o desejo e a alegria de ir ao encontro da humanidade levando Cristo a todos.”

Podemos fazer do lugar onde estamos, em qualquer momento da nossa vida um púlpito ou uma oportunidade para levar Deus até aos nossos irmãos e levar todos os homens até Deus.



- CONCLUSÃO – A missão pertence a todos

Recordo uma história já muito antiga e que se ajusta perfeitamente à mensagem central deste dia mundial das Missões.

“Eis a história de quatro pessoas chamadas respectivamente: CADA UM, ALGUÉM, TODA A GENTE e NINGUÉM.

Era preciso fazer um trabalho importante, assumir uma missão concreta e pediu-se a CADA UM que o fizesse. TODA A GENTE estava à espera de que ALGUÉM o fizesse, mas NINGIÉM o fez.

TODA A GENTE barafustou, aparentemente com razão, dado que era missão de CADA UM. Mas CADA UM tinha pensado que ALGUÉM o teria feito; NINGUÉM se deu conta de que TODA A GENTE faltou ao seu dever.

Foi um festival de raios e coriscos de CADA UM contra TODA A GENTE, porque NINGUÉM fez o que ALGUÉM podia ter feito.

Realmente, se CADA UM fizesse o que devia, se ALGUÉM desse uma ajudinha, se se confiasse em TODA A GENTE, NINGUÉM teria motivo de queixa e o trabalho far-se-ia depressa e bem e com alegria. E a missão estaria completa porque a missão pertence a todos.”

Sem comentários: