domingo, 3 de maio de 2009

Terço (3)

Rezar pelas vocações
ou o terço vocacional

Neste terço vocacional, queremos meditar nos diferentes momentos do itinerário vocacional. Confiamos a Maria todas as pessoas, a fim de que sintam a beleza de uma vida entregue ao Senhor, aos irmãos e às irmãs, e sejam prontos para dizer um SIM generoso ao Mestre que continua a chamar.

1º Mistério: A Busca:Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: 'A quem procurais? “Responderam-lhe: “Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?” Ele disse: 'Vinde e vede'. Eles foram, viram onde morava e ficaram com ele aquele dia. Eram quase quatro horas da tarde' (Jo 1,38-39).

A Vocação Cristã
Viver a vocação humana à luz da fé e da mensagem de Cristo. Consiste sobretudo em dar continuidade à missão do Senhor, assumindo o baptismo nos seus traços de chamamento à santidade e em ser membro activo da comunidade, dando testemunho do Reino.
Rezemos por todos os cristãos para que busquem sempre a sua vocação baptismal como cidadãos neste mundo, mas destinados à Pátria Celeste.

2º Mistério: O Chamamento:E Jesus lhes disse: 'Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de homens'. Deixando imediatamente as redes, eles seguiram-no” (Mc 1,17-18).

Vocação Laical
O Cristão que vive a sua vocação baptismal, integrando evangelização e libertação, anúncio profético do Reino e transformação da sociedade. Cabe ao leigo construir o Reino de Cristo no mundo, transformando as estruturas injustas, pela presença dos valores evangélicos no âmbito da família, da escola, da política etc., e sentir-se corresponsável no serviço da comunidade eclesial.
Rezemos por todos os leigos para que aceitem a sua vocação de ser sal da terra e luz do mundo.

3º Mistério: O Seguimento:
“Então Jesus disse aos discípulos: 'Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim, há-de encontrá-la'” (Mt 16,24-25).

Vocação SacerdotalO sacerdote é o cristão assinalado pelo Sacramento da Ordem ao serviço do Povo de Deus. Cabe-lhe, como ministro, servo, pastor e mediador, articular e dinamizar as comunidades vivas de fé, de evangelização, de testemunho e de espírito missionário, em comunhão com os fiéis e os seus pastores.
Rezemos por todos os sacerdotes para que o seu testemunho seja semente de mais vocações sacerdotais.

4º Mistério: A Fidelidade Radical:“[...] As raposas têm tocas e os pássaros do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. [...] “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos. [...] “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é digno de mim” (cfr. Lc 57-62).

Vocação ReligiosaO religioso é o cristão consagrado a Deus pelos votos. Vive em comunidade. Compromete-se a seguir radicalmente o Senhor e se põe ao serviço da Igreja e do mundo com total gratuidade, de acordo com o carisma da Congregação. Cabe-lhe testemunhar profética e comunitariamente o Deus Vivo e o Reino de Cristo como valores absolutos e definitivos.
Rezemos por todos os religiosos, irmãos, irmãos, monges ou outros consagrados para que a sua fidelidade fonte de alegria e graça para toda a Igreja.

5º Mistério: A Missão:
“Ide, eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. [...] Quando entrardes numa cidade e vos receberem, comei do que vos for servido, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O reino de Deus está próximo de vós’ (Cfr. Lc 10, 3-9).

Vocação MissionáriaO missionário é o cristão que, como leigo, sacerdote ou religioso, consagra a sua vida à obra do Evangelho dispondo-se a transmitir aos outros a luz e a alegria da fé. Cabe ao missionário fazer chegar o Evangelho a todos os homens e a todos os povos pelo testemunho e pela palavra, num contexto de respeito e amor pelas culturas locais.
Rezemos por todos os missionários para que se sintam enviados por todos nós.



Sem comentários: