segunda-feira, 11 de maio de 2009

Terço (11)

Gozosos

Dos mistérios de Fátima
aos mistérios do terço

Na cova da Iria, Nossa Senhora apareceu a 3 humildes crianças de Aljustrel: Lúcia de 10 anos, Francisco com 9 anos e sua irmã Jacinta com 7 anos.
Ao comemorar esses acontecimentos, vamos responder ao apelo de Nossa Senhora, rezando o Terço do Rosário, meditando nos mistérios gozosos e descrevendo cada uma dessas manifestações de Nossa Senhora de Fátima.

1º Mistério - A anunciação do Anjo a Nossa Senhora
Também um anjo aparece às três crianças de Fátima para lhes preparar as visitas a Nossa Senhora. O anjo autodefine-se como o Anjo da Paz ou o Anjo de Portugal. Fala-lhes do espírito de reparação e ensina-lhes a oração: Ó Bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno. Levai as almas para o céu, principalmente as que mais precisarem.
Na última vez ensina-lhes outra oração, dando-lhes a sagrada comunhão: Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.
Rezemos para que o Anjo da Paz possa continuar a visitar a Terra para que toda a humanidade viva na harmonia e na paz.

2º Mistério - A visitação de Nossa Senhora a santa Isabel.
Num Domingo, a 13 de Maio de 1917 Nossa Senhora também visita três pastorinhos em Fátima. Era quase meio-dia, quando, enquanto guardam o rebanho rezam o terço. Foi a primeira aparição de Nossa Senhora. No meio da luz surge a figura de uma jovem que os chama. Das suas mãos pende um terço. A Virgem convida os três videntes a comparecerem naquele local à mesma hora e exorta à reparação e reza do terço.
Rezemos para que Nossa Senhora nos encontre sempre unidos a rezar pois onde dois ou três estiverem reunidos a rezar, Deus está no meio deles.

3º Mistério - O nascimento de Jesus em Belém
O nascimento de Jesus é o mistério ou segredo mais maravilhoso do amor de Deus.
Na segunda e terceira aparições de Fátima, em Junho e Julho, Nossa Senhora fala do seu Imaculado coração para levar os pecadores à salvação e revela-lhes três segredos:
O primeiro consiste na visão do inferno que será derrotado pela devoção ao Coração Imaculado de Maria.
O segundo consiste no fim da guerra, consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados.
O terceiro segredo, só há pouco desvendado, o atentado ao Santo Padre e a proteção materna de Maria.
Rezemos pelo Santo Padre e pela conversão de todos os pecadores.

4º Mistério - A apresentação do Menino Jesus no Templo
Em agosto e setembro também a Virgem Maria se apresenta aos três pastorinhos apelando à oração. Estes são presos e proibidos de falar do assunto. A Virgem Maria lamenta-se e pede que os videntes ofereçam esses sacrifícios pela salvação dos pecadores.
Rezemos por todos os cristãos perseguidos e pelos missionários que anunciam a Boa Nova de Deus no meio de sacrifícios e dificuldades.

5º Mistério - O encontro do Menino Jesus no Templo entre os Doutores
A 13 de outubro de 1917 Nossa Senhora também encontra na Cova da Iria não só os três pastorinhos mas também muita gente que com eles reza. A mulher de Branco revela-se como sendo a Senhora do Rosário e pede que aquele lugar seja um altar de oração para todo o mundo. Assim o Seu Filho voltaria a ser encontrado por todos os que O procuram. Despede-se então, pedindo que não ofendessem mais a Nosso Senhor. Ao voltar para o Céu, seguem-se fenómenos extraordinários, descritos como Milagre do Sol, em que este baila e faz brilhar a sua Luz sobre toda a Terra.
Rezemos para que todos os homens se sintam unidos na mesma devoção a Nossa Senhora e que nunca faltem vocações sacerdotais e religiosas para ajudar os homens a procurar e a encontrar Jesus Nosso Senhor.


Sem comentários: