sexta-feira, 1 de maio de 2009

Terço (1)

No mês de Maio procurarei cultivar, neste quintal do Vieira, a devoção a Maria de Nazaré, mãe de Jesus e nossa mãe. Alguns textos são inéditos, uns são adaptações e outros são acima de tudo transcrições, embora sempre com um cunho pessoal.
Seguirei os dias do mês, (1) (2) etc. não esquecendo algum tema circunstancial (por exemplo estes primeiros dias do mês que são os últimos da semana das vocações de consagração), e consoante o dia da semana (mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos). Alguns textos serão neutros, isto é, poderão ser medidatos em qualquer dia da semana...

DOLOROSOS

A dor da vocação
ou a vocação da dor

TERÇO VOCACIONAL
Ao repetir as Ave-Marias deste terço do Rosário, nós usamos os mesmos instrumentos que Maria usou na sua descoberta vocacional. Ao meditar nos Mistérios dolorosos, acompanhamos a Jesus Cristo na resposta à sua missão, à qual foi chamado pelo Pai.

1º Mistério - A agonia de Jesus no Jardim das Oliveira

Jesus, passa horas e horas da noite em oração. Repete cinco vezes a mesma expressão:
Senhor que quereis que eu Faça? Se é possível afasta de mim este cálice mas que se faça a tua vontade e não a minha.Nós também na nossa descoberta vocacional repetimos dia e noite, Senhor que quereis que Vos faça? Faça-se sempre a vossa vontade, foi a resposta de Maria, foi também a resposta de Jesus no Jardim das Oliveiras e poderá ser a nossa própria resposta na nossa caminhada vocacional.

2º Mistério - A flagelação de Jesus
Ao responder ao chamamento do Pai, Jesus teve de optar, teve de decidir-se. Isto exige sacrifícios. Para dizer sim a Deus é preciso dizer não a muitas coisas. Maria também ao decidir-se por Deus, renunciou a muitas outras opções de vida.
Rezemos para que na nossa descoberta vocacional aprendamos a dizer sim a Deus, repetindo não a tudo o que nos impede de avançar para Ele.

3º Mistério - A coroação de espinhosJesus foi coroado de espinhos porque incompreendido e desprezado. Qualquer vocação tem os seus espinhos, as suas incompreensões ou as suas dificuldades.
Também nós, na nossa descoberta vocacional, temos de ultrapassar os espinhos, as pedras que se nos deparam na nossa caminhada.
Rezemos para que ninguém desanime no meios das dificuldades, mas encontre sempre Cristo a coroar a sua fronte.

4º Mistério - Jesus a caminho do Calvário e o encontro com sua Mãe
Apesar de carregar a sua cruz Cristo não caminhava sozinho. Teve a ajuda do Cireneu e o apoio das mulheres de Jerusalém bem como a companhia de sua mãe.
Nós também carregamos a nossa cruz e seguimos a Cristo.
Rezemos por todos os que nos acompanham nesta caminhada: os nossos pais, professores, educadores, colegas, funcionários e benfeitores. Eles estão ao nosso lado para nos ajudar. Uma cruz partilhada não deixa de ser cruz mas torna-se mais leve.

5º Mistério - A crucifixão e morte de Jesus
Jesus morreu para que todos vivessem. Assim cada vocacionado morre para si mesmo porque está ao serviço de Deus e dos irmãos.
Jesus na Cruz está sempre de braços abertos para que nós nunca vivamos com os braços cruzados. Está sempre de coração aberto para que nunca o fechemos aos nossos irmãos.
Rezemos pelos seminaristas para que a exemplo de Cristo possam abraçar sempre o ideal que Deus sonha para cada um deles e para a sua Igreja.


Sem comentários: