segunda-feira, 2 de março de 2009

Receita Quaresmal

Ano B - I Domingo Quaresma
Há dias um amigo meu sentiu-se bastante mal. Andava nervoso, stressado, impaciente, implicando com tudo e todos. Já não aguentava mais e já ninguém o suportava. Foi então a uma consulta. O médico, depois de o ter ouvido e observado passou-lhe a receita:
- Uma quarentena de recolhimento; uma dieta rigorosa; umas caminhadas a pé; um xarope purgante; umas vitaminas…
Daí a quarenta dias, lá voltou o doente para que o médico fizesse o ponto da situação ou da evolução.
- Então, sente-se melhor?
- Eu, mais ou menos… Mas reparo que os outros já estão muito melhores…
Pois é, ele é que tomava a medicina e os outros é que ficavam bons… Ele, como estava mais calmo começou a ver os outros da mesma maneira…
O mundo será melhor quando eu for melhor…

É precisamente o mesmo que está a acontecer connosco.
Também nós precisamos de uma consulta, o nosso Mestre ou Médico também nos passa uma receita:
- Uma quarentena = a Quaresma ou quarenta dias de recolhimento.
- Uma dieta rigorosa = o jejum, a abstinência, a renúncia, a penitência.
- Umas caminhadas ou exercícios físicos = a via-sacra.
- Um xarope purgante = a confissão ou reconciliação.
- Umas vitaminas tonificantes = Oração mais intensa e caridade mais diligente.

No final deste tempo, se o soubermos aproveitar, com certeza diremos como aquele amigo:
Eu começo a estar melhor, mas os outros ainda estão melhores…
Esta é a nossa caminhada quaresmal. Aproveitemos.

1 comentário:

Dinarte Gois disse...

Muito interessante o seu blogue.. Acho que irei usar algumas dos textos aqui colocados.
Abraço