sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Via-sacra (1)

OLHAR a Via-Sacra
e a Via-Sacra do OLHAR


1ª Estação
OLHAR INOCENTE
Jesus é Condenado à morte
Começo esta via-sacra comparando o olhar inocente do meu Senhor com o olhar acusador do tribunal humano. Nesta estação peço-Vos Senhor, a graça de caminhar sempre na verdade e de manter a serenidade, perante o olhar e as atitudes dúbias daqueles que hesitam e nunca se definem ou o olhar envenenado e as palavras maldosas de quem se deixa manipular pela intriga e pela mentira.


2ª Estação
OLHAR EM FRENTE
Jesus Carrega a sua cruz
Senhor Jesus, frequentemente eu sinto dificuldade em olhar para a frente. Uma das tentações mais comuns do nosso mundo parece ser a de olhar para trás, sobretudo quando a cruz se desenha no horizonte, quando pensamos que a vida começa a ser uma subida para o Calvário. Porque não se olha para a frente, há quem à primeira dificuldade rasgue os compromissos mais sagrados do matrimónio ou da vida consagrada. Porque não se olha para a frente há muitos que desanimam e desesperam perante uma doença, uma pequena traição ou até uma simples falta de consideração.


3ª Estação
OLHAR O CHÃO
Jesus cai pela 1ª vez
Senhor, quantas vezes nós somos tentados a perturbar o olhar dos outros. Muitas vezes lançamos poeira nos olhos dos outros quando mentimos, quando deturpamos a verdade de um acontecimento ou de uma notícia, quando vivemos acima das nossas posses, quando somos desonestos nos negócios, quando queremos parecer aquilo que não somos. Tantos empurrões dados à verdade para que Vós, mais uma vez, fiqueis com o rosto por terra no Calvário.

4ª Estação
OLHAR DE TERNURA
Jesus encontra a sua Mãe
Senhor Jesus, ao contemplar nesta estação o olhar de ternura da vossa Mãe, eu penso no olhar de tantas mães que se debruçam sobre o leito de dor de um filho doente, deficiente ou vítima de desastre. Penso ainda naquelas mães que tentam encontrar um filho, no caminho de qualquer calvário do álcool, da droga ou da delinquência. Tantas mães no mundo a viverem esta quarta estação da via-sacra com o seu olhar de ternura! E muitas delas sem a correspondência do olhar do filho.


5ª Estação
OLHAR AGRADECIDO
Simão de Cirene a levar a cruz
Nesta estação, quero Senhor contemplar o vosso olhar agradecido voltado para o Cireneu. Ajudai-me também a agradecer a ajuda de quem quer que seja e a saber ter no meu coração, no meu olhar e nos meus lábios, sempre a gratidão e o reconhecimento. Felizmente ainda encontramos hoje muitos que nos ajudam. Que eu saiba ver isso, reconhecer e agradecer.


6ª Estação
OLHAR IMPRESSO
Verónica limpa o rosto de Jesus
Ao contemplar esta cena, quero pedir-vos Senhor por todas as pessoas que no mundo têm a missão de olhar para o rosto dos outros enxugando-lhes o suor, as lágrimas ou o sangue, quer sejam mães de família ou consagradas ao Vosso serviço. Fazei-me compreender que sempre que limpo o rosto a alguém, o vosso olhar fica impresso nesse rosto, pois é o vosso rosto que devo contemplar.


7ª Estação
OLHAR NO PÓ
Jesus cai pela 2ª vez
Hoje, como outrora, no caminho do Calvário, há tantas coisas que nos empurram para que tropecemos e olhemos para o pó do chão. Concedei-nos, Senhor, a graça de olharmos sempre para cima, para as coisas do alto. Corações ao alto, rezamos na Missa. Que saibamos, mesmo prostrados no pó, olhar não para o chão mas para o alto pois somos de céu e devemos aspirar às coisas do alto.


8ª Estação
OLHAR MAGOADO
As mulheres choram por Jesus
Também nós lamentamos os vossos sofrimentos, mas não somos capazes de procurar identificar e corrigir a sua causa. Estais assim magoado porque Vos renegamos, Vos prendemos à coluna dos nossos vícios ou interesses, Vos açoitamos com palavras e mau procedimento. Choramos, mas não nos convertemos, nós que somos a causa do vosso sofrimento. E vós não vos canseis de olhar para nós.


9ª Estação
OLHAR PERTURBADO
Jesus cai pela 3ª vez
Quanto vezes o nosso olhar só se fixa naquilo que é negativo e nos tornamos satélite do mal e não do bem. Podíamos olhar para tantos exemplos bons e somos levados a olhar apenas para o mal para nos desculpar. Como mudaríamos a nossa vida se olhássemos para Vós Senhor! O nosso olhar cai para a lama e todo o nosso ser se corrompe. Só os puros de coração verão a Deus.


10ª Estação
OLHAR ENVERGONHADO
Jesus é despojado das suas vestes
Senhor Jesus, ao ver-Vos assim desnudado, eu imagino o vosso sofrimento. Os vossos inimigos acusaram-Vos de tantas coisas mas nunca tiveram coragem de atingir o vosso pudor ou a vossa dignidade. Aos homens e mulheres do nosso tempo, concedei, Senhor, o sentido da pureza, do pudor e da dignidade. Que o nosso olhar seja puro e nunca envergonhe ninguém.


11ª Estação
OLHAR CONTRAÍDO
Jesus é crucificado
Senhor Jesus, quantas vezes contraímos o olhar na hora do sofrimento. Quando sofremos, olhamos mais para a terra do que para o céu. Vós, deitado numa cruz, estáveis de olhos voltados para o céu. Ajudai-nos a viver sempre com as mãos e os olhos sempre elevados para o céu. Que saibamos elevar o nosso olhar para Vós Senhor, elevado na cruz.


12ª Estação
OLHAR EM REDOR
Jesus morre na cruz
Senhor, o vosso olhar na cruz ensina-nos tanto. Para podermos olhar para os outros ou olhar para o céu, precisamos de condições especiais. Senhor, dai-nos olhos para ver a terra e os homens nossos irmãos, qualquer que seja a situação da nossa vida, sem perder o sentido do céu. Ao olharmos em redor de nós, saibamos sofrer com os nossos irmãos.


13ª Estação
OLHAR CERRADO
Jesus é descido da cruz
Senhor, ao contemplarmos o vosso discípulo que vos acompanhou até ao fim, recordamos que devemos estar mortos para o pecado mas vivos para Deus, isto é, que os nossos olhos devem estar fechados para o mal mas abertos para o Bem. Que São João, o discípulo amado, nos ajude na hora da nossa morte a abrirmos definitivamente os olhos para Vós.


14ª Estação
OLHAR SAUDOSO
Jesus é sepultado
Gravai, Senhor no íntimo do nosso coração o vosso olhar para que o sintamos, mesmo quando pensamos que ele está encoberto pelas ligaduras do nosso sofrimento ou pelo sudário da nossa vida envolta apenas em cuidados temporais. Nesta nossa caminhada pelo mundo, que procuremos sempre o vosso olhar, Senhor. Que tenhamos sempre sede e saudade de vós como vós tendes saudades de nós.


15ª Estação
OLHAR FELIZ
Jesus ressuscita
Senhor Jesus, abri o nosso olhar para reconhecermos a Vossa presença no meio de nós. Transformai o nosso olhar, tantas vezes apagado pelo mal e pela tristeza, no olhar de um ressuscitado. Uma vez que ressuscitámos com Cristo, olhemos mais além. Que o nosso olhar se cruze sempre com o vosso olhar vivo e ressuscitado e nos alcance a felicidade eterna.

Sem comentários: