quinta-feira, 3 de julho de 2008

São Tomé

3 de Junho

Celebra-se hoje a festa de São Tomé.
As festas dos santos populares já terminaram, mas vendo bem, São Tomé devia ser incluído entre os santos populares porque deve ser o santo com quem nós nos identificamos mais. É tão popular porque toda a gente tem a ver com ele nas suas dúvidas, pouca fé, erros etc.
Não sei se somos nós que nos parecemos com ele ou se é ele a parecer-se connosco. Somos tal e qual. Qual o apóstolo mais citado? Sem dúvida São Tomé! E qual a citação? Com certeza, a frase - Ver para crer.
Já que o citamos tanto nesta frase tão popular, que saibamos também citá-lo numa outra frase sua, mas mais positiva: a sua confissão de fé - Meu Senhor e Meu Deus!
Façamos outra reflexão: O distintivo de São Tomé é o ESQUADRO de construtor e a Lança. São dois sinais antagónicos: A lança que foi a sua destruição (martírio) e o Esquadro de construtor pois, segundo a tradição, ele constuiu por suas próprias mãos um templo ou igreja. Dois sinais, lado a lado, um de construção, outro de destruição, um para edificar, outro para derrubar, mas ambos mostram a maneira como São Tomé deu a sua vida na edificação da igreja ou da comunidade... Também nós somos construtores do mesmo reino, também temos o nosso próprio jeito para dar a nossa vida e o nosso contributo na construção desta comunhão...
Finalmente: São tomé ficou famoso pela sua falta de fé, mas soube tirar partido dessa falha.
Atrevo-me a dizer que São Tomé ensina-nos mais com a sua dúvida de fé do que muitos dos discípulos com a suas confissões de fé. É preciso aprender dos erros, tirar proveito das dúvidas, das desconfianças. São Tomé ensina-nos assim que ser grande não é nunca errar, é aprender com os erros.

Sem comentários: